Tema foi debatido por professores da disciplina
Fátima, 06 dez 2016 (Ecclesia) – Os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) vão ter durante 2017 recursos ligados à celebração do Centenário das Aparições de Fátima, disse à Agência ECCLESIA o coordenador do Departamento de EMRC no Secretariado Nacional Educação Cristã.
O tema esteve em debate esta segunda-feira, em Fátima, numa reunião dos dez professores destacados para ajudar o funcionamento da disciplina no país e que formam a equipa nacional de EMRC.
Os participantes estiveram a partilhar e a debater a construção destes recursos, em suporte informático e papel, sobre o Centenário das Aparições, sublinha Fernando Moita.
A intenção é “ajudar as crianças e jovens a redescobrir ou descobrir a mensagem e a narrativa do acontecimento de Fátima”, referiu o coordenador do Departamento de EMRC.
Ao longo do próximo ano, os professores terão acesso “a esses recursos, que depois os multiplicarão e desenvolverão em contexto de sala de aula”.
As propostas querem auxiliar os docentes a “apresentar melhor e dar a conhecer a mensagem de Fátima”, afirmou Lígia Pereira, da equipa nacional, explicando que as mesmas surgem em resposta a “um pedido do Santuário”.
A apresentação vai acontecer “dentro do programa da disciplina de EMRC”, sublinhou Fernando Moita, sem sobrepor-se a outros conteúdos, tendo em conta a importância dos acontecimentos de 1917 para a história da Igreja Católica em Portugal.
As crianças e os jovens que frequentam EMRC vão assim “ficar a conhecer melhor” a mensagem transmitida aos Pastorinhos.
LFS/OC