Celebração tem estado em destaque em vários países
Lisboa, 05 mai 2017 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) associou-se à celebração do centenário das aparições em Fátima com uma nota oficial, na qual recorda o “amor de predileção pelos pequenos e pobres” que marca a mensagem da Cova da Iria.
O documento, disponível no site oficial da CEE, recorda que em Fátima se dá um lugar particular aos “excluídos e sofredores, os pecadores e desanimados de coração”.
Os bispos católicos de Espanha repetem o ato de entrega a Nossa Senhora de Fátima pronunciado pelo Papa Francisco, na praça de São Pedro a 13 de outubro de 2013.
A nota intitula-se ‘Com o Papa Francisco, peregrinos de esperança e de paz’ e convida os católicos do país vizinho a “unir-se espiritualmente à peregrinação” do pontífice a Fátima, nos dias 12 e 13 de maio, para celebrar solenemente o centenário e canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.
A CEE fala do Santuário português como um lugar privilegiado de peregrinação, inclusivamente para os Papas, no último meio século.
Em França, o bispo da Diocese de Orleães também publicou uma nota sobre o centenário das aparições, anunciando que a celebração nesta comunidade francesa vai acontecer a 20 e 21 de maio, na Catedral da Santa Cruz, “em união com a peregrinação do Papa a Fátima e em união com os milhares de portugueses” da diocese.
“Num mundo marcado pelo fogo da primeira guerra mundial, a mensagem de Maria ao Francisco, Jacinta e Lúcia ecoa de maneira profética no mundo de hoje também em fogo pela violência, pela recusa do outro diferente, pelas pobrezas de toda a espécie”, escreve D. Jacques Blaquart.
A Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promovem da 10 a 12 de maio um congresso pelos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima.
A iniciativa evoca também os 80 anos de fundação do Santuário de Fátima, em Recife, sob a responsabilidade da Companhia de Jesus, “tendo sido o primeiro Santuário Mariano no mundo dedicado a Nossa Senhora de Fátima” fora de Portugal.
OC