Fátima, 12 mai 2017 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança abordou a visita do Papa a Fátima e sublinhou a “grande expetativa” de “rezar com Francisco”.
“Os católicos sentirão gosto em ter alguém como o Papa a rezar com eles”, apontou D. Manuel Linda, em declarações à Agência ECCLESIA.
Ainda mais do que as celebrações e cerimónias que estão previstas na agenda, no âmbito do Centenário das Aparições, para o prelado importa a oportunidade da comunidade católica portuguesa unir as suas preces com as do líder máximo da Igreja Católica, num local como Fátima, ‘altar do mundo’.
“A mensagem que nos dirá, a homilia, mesmo a própria oração feita a Nossa Senhora, que além de oração será mensagem, tudo isso é sintoma de uma Igreja que sabe refletir e sabe rezar, e reza o que crê e crê o que reza, mas o principal é a oração porque ele vem como peregrino”, salientou.
D. Manuel Linda teve ocasião de estar com o Papa em Roma, no dia 26 de abril, no âmbito da partida de um grupo de militares portugueses que ligou o Vaticano a Fátima.
A comitiva chegou esta sexta-feira ao Santuário, depois de percorrer 2782 quilómetros em 17 dias.
O bispo das Forças Armadas e de Segurança realça que esta iniciativa “foi uma peregrinação, não um passeio de bicicleta”.
“É preciso que se diga que tiveram recitação diária da oração da manhã, outras orações ao longo do dia, e em muitos outros dias tiveram missa porque foram acompanhados integralmente por um capelão”, apontou.
LFS/JCP