Fátima 2017: 4 mil crianças reforçaram «ligação afetiva» a Maria

Interescolas para alunos do 1.º ciclo de Educação Moral e Religiosa Católica foi dedicado ao Centenário das Aparições

Fátima, 26 mai 2017 (Ecclesia) – Mais de 4 mil alunos do 1.º ciclo participaram hoje, no Santuário de Fátima, no Interescolas da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

O evento, que contou com a presença de crianças, professores e também pais vindos de todo o país, teve como tema ‘Obrigado Maria: 100 anos contigo’, em ligação ao Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, que está a ser assinalado ao longo deste ano.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o professor Fernando Moita, coordenador da disciplina de EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã, destacou a importância deste evento para os alunos consolidarem e partilharem em grupo “princípios e valores trabalhados” em contexto de sala de aula, desde a paz à amizade, passando pela responsabilidade.

Máximas que emanam também da mensagem de Fátima e de uma história escrita há 100 anos na Cova da Iria, e onde tomaram parte também três crianças, Francisco, Jacinta e Lúcia.

“Esta presença de Maria e de Deus na vida de cada um, esta dimensão da transcendência, do absoluto, que as crianças estão numa fase em que acolhem, recebem, na simplicidade, a exemplo dos pastorinhos”, salientou Fernando Moita.

Ao longo do dia, o programa foi preenchido com momentos de música, de poesia, de teatro – com a apresentação de um espetáculo inspirado no ‘Principezinho’, de Antoine de Saint-Exupéry – e de oração, repartidos pelo Centro Paulo VI, pela Basílica da Santíssima Trindade e da Capelinha das Aparições.

Cada escola ou agrupamento foi desafiada a trazer um coração, feito a partir dos mais diversos materiais, para simbolizar a forma próxima como os mais novos viveram ao longo do ano, a partir das várias atividades realizadas, o Centenário das Aparições e também a vinda do Papa Francisco a Fátima.

“O coração vem aqui como uma ligação afetiva, é um símbolo que qualquer criança conhece bem”, explicou a professora Lígia Pereira, da Equipa Nacional de EMRC, que destacou o facto de, para muitos destes alunos, esta ser a primeira vez que contactam com Fátima e com o Santuário.

“Temos aqui centenas de crianças que nunca vieram a Fátima e também faz parte da nossa responsabilidade transmitir tudo isto que faz parte do nosso património cultural e religioso”, apontou aquela docente.

À entrada do Centro Paulo VI, uma representação do Papa Francisco, de cara sorridente e acolhedora, recebia os alunos que iam chegando.

Na memória ainda estava a presença do Papa argentino em Portugal, que fez inclusivamente sonhar numa possível deslocação a outros territórios, que não apenas Fátima.

“No nosso caso, houve uma turma que fez um convite para o Papa visitar a nossa escola”, revelou Paulo Manso, do Agrupamento de Escolas da Abrigada, no Concelho de Alenquer.

A presença de Francisco não foi possível, mas sempre “envolveu os alunos”, acrescentou o professor, que salientou a necessidade de nestas idades, levar a fé aos mais novos “através de estratégias e atividades” que “mostrem a alegria do Evangelho e de ser cristão”.

Este 17.º Interescolas para crianças do 1.º ciclo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica incluiu uma celebração religiosa na Basílica da Santíssima Trindade e um almoço partilhado nos espaços verdes envolventes ao Santuário de Fátima.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top