Fátima 2017: 13 peças de joalharia destacam Centenário das Aparições e visita do Papa Francisco

Coleção é da artista portuguesa Maria João Bahia

Fátima, 11 abr 2017 (Ecclesia) – A joalheira Maria João Bahia, com 30 anos de atividade em Portugal, lançou uma coleção de 13 peças dedicada ao Centenário das Aparições de Fátima.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o conjunto integra 13 peças, “em alusão ao dia das aparições”, que vai ser assinalado com a presença do Papa Francisco, entre 12 e 13 de maio.

O resplendor ‘Symballein’, cujo nome significa juntar, unir, congregar, é destacado como “a maior peça desta coleção, que pretende homenagear a vinda do Papa a Portugal e que conta com “a chancela do Santuário de Fátima”.

Um objeto que “tem como fio condutor” precisamente “o tema da agregação”, uma palavra que a autora, Maria João Bahia, “considera como chave da atualidade, num mundo marcado pelas sucessivas e rápidas mudanças a nível social, económico e religioso”.

“A peça assenta num cálice de cristal com terra de Fátima no seu interior. Na parte superior está uma base de prata que suporta uma vela branca, símbolo de vida, símbolo de Luz”, pode ler-se.

Outra peça “que se destaca naturalmente neste conjunto” é a cruz ‘Symballein’, um objeto composto por “chapas de prata irregulares” e que “simboliza a humanidade com todas as suas diferenças”.

As três perolas na parte inferior da cruz representam os três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta. Os fragmentos estão soldados em forma de cruz representando que na unidade, na agregação, existe uma maior proximidade com Deus.

No centro da cruz temos uma folha de azinheira, que representa a árvore onde Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos em Fátima em 1917.

“Por sua vez, a união ou congregação ‘Symballein’, com a folha de azinheira rodeada por pequenos granitos de prata, todos irregulares, simbolizam o Homem na sua procura pela perfeição”, explica a artista.

A coleção dedicada ao Centenário das Aparições e à visita do Papa Francisco, nos dias 12 e 13 de maio, integra ainda peças como ‘o terço coração de Maria’, também com a chancela do Santuário, e vários outros terços e medalhas temáticas.

O site www.celebrarfatima.pt será o canal privilegiado de distribuição desta coleção.

Maria João Bahia foi responsável em 2010, aquando da visita do Papa Francisco a Portugal, pela criação do ‘Relicário S. Vicente’, a convite do Patriarcado de Lisboa.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top