Fátima: 1500 crianças celebram «Dia dos Pastorinhos»

Data de 20 de fevereiro assinala a morte de Jacinta Marto, a mais nova dos videntes da Cova da Iria

Fátima, Santarém, 20 fev 2016 (Ecclesia) – 1500 crianças participaram hoje no Santuário de Fátima num “Encontro com os pastorinhos”, inserido no Dia dos Pastorinhos que é assinalado por ocasião da data da morte de Jacinta Marto, a 20 de fevereiro.

A atividade decorreu na Basílica da Santíssima Trindade com uma catequese e a oração do Rosário" animada pelas pelas Religiosas da Aliança de Santa Maria e presidido pelo reitor do Santuário.

Em entrevista concedida hoje à Agência ECCLESIA, o padre Carlos Cabecinhas destacou o evento como uma forma de "atingir as faixas etárias mais jovens", uma "preocupação" que "esteve presente desde o início da preparação do centenário das Aparições".

"É sempre uma experiência extremamente agradável perceber que a mensagem de Fátima continua a tocar as crianças, talvez ainda mais do que no passado. E o facto de termos celebrado hoje festivamente a festa litúrgica dos pastorinhos, com a presença de tantas crianças no Santuário, vem manifestar como os jovens estão recetivos à mensagem de Fátima", salientou.

Segundo os números avançados pelo gabinete de imprensa do Santuário de Fátima, ntre os participantes neste dia estiveram “cerca de 750 crianças” da Vigararia de Sintra, do Patriarcado de Lisboa, o maior grupo presente; e mais “3 grupos da Diocese de Leiria-Fátima e outros dois da Diocese de Portalegre Castelo-Branco”. 

Os mais novos foram convidados "a recordar a entrega dos pastorinhos, que ofereceram os seus sacrifícios e orações a Nossa Senhora pela conversão dos pecadores e pela paz no mundo”.

O programa dedicado ao dia litúrgico dos Pastorinhos de Fátima (os beatos Francisco e Jacinta) começou esta sexta-feira com um conjunto de momentos de oração na Capela do Santíssimo Sacramento, na Capelinha das Aparições e na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Prosseguiu já esta manhã com a Oração do Rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições, e com uma procissão para a Basílica da Santíssima Trindade, seguida da Missa com bênção das crianças.

Durante a celebração, o bispo de Leiria-Fátima, destacou "o exemplo de vida dos pastorinhos", salientando que "os pequenos por vezes dão grandes lições e dizem coisas muito belas".

D. António Marto referiu ainda que Francisco, Jacinta e Lúcia "são a expressão do sorriso, da ternura e da caricia de Deus pelos homens e pela humanidade" e incentivou os mais novos a serem "colabordores" de Deus "no amor e na misericórdia, para tornar o mundo melhor".

Os refugiados, segundo o prelado, são "um exemplo do quão é preciso mudar o mundo e ser combatente pela oração, adoração e reparação do mal".

O Dia dos Pastorinhos vai agora terminar com um concerto evocativo “marcado por três momentos que ressoam a mensagem de Fátima – conversão, paz, oração", que começa às 21h00, na Igreja Paroquial de Fátima.

O Santuário recorda que o Dia dos Pastorinhos decorre a 20 de fevereiro porque é a data que assinala o falecimento da beata Jacinta Marto, a mais jovem dos videntes, nascida a 11 de março de 1910.

“Na altura das aparições tinha sete anos. Francisco, o seu irmão, dois anos mais velho, tinha nove. Ambos conviveram de perto com a prima, Lúcia de Jesus, mais velha e com quem partilharam as visões”, relata o santuário mariano.

JCP

(noticia atualizada às 17h24)

Partilhar:
Scroll to Top