Fátima, 13 out 2017 (Ecclesia) – A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima encheu-se hoje de luz com uma projeção audiovisual de 14 minutos, “reconstruindo os fundamentos históricos e espirituais” das aparições da Virgem Maria na Cova da Iria.
Encomendada pelo Santuário de Fátima, a projeção multimédia ‘Fátima-Tempo de Luz’ foi apresentada como uma “inovadora apresentação audiovisual”, que combinou a projeção de videomapping com efeitos em 3D, efeitos luminosos e banda sonora original.
A apresentação foi desenvolvida pela ACCIONA Producciones y Diseño (APD) e poderá ser visto também nos dias 13 e 14 de outubro às 22h30, depois da procissão das Velas.
A fachada da Basílica da Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com 140 metros de largura e 58 metros de altura, é assim transformada num ecrã de projeção de 3100 metros quadrados, “tornando-se no eixo narrativo de uma história que pretende projetar simbolicamente a luz de Fátima no coração de todos os crentes”.
O espetáculo evocou a experiência dos milhares de peregrinos que todos os anos visitam o Santuário, ao longo de sete cenas: “O reflexo da luz de Deus”; “O Coração de Maria, imaculado e triunfante, conduz até Deus”; “A Igreja canta a Mensagem de Fátima”; “Os caminhos dos peregrinos”; “Em Fátima ouvimos uma mensagem de paz para o mundo”; “Em Fátima celebramos o Deus que está próximo do ser humano” e “Em Fátima iluminamos o nosso coração”.
Os peregrinos foram confrontados com os sofrimentos da humanidade, ao longo do século XX, e com a mensagem de esperança de Fátima, com evocações das experiências dos peregrinos e das visitas dos Papas à Cova da Iria.
O Santuário de Fátima promoveu em junho de 2016, em Aljustrel e Valinhos, uma experiência multimédia do género, que assinalou os 100 anos de história das aparições do Anjo aos três pastorinhos.
OC