Viagem a Milão vai decorrer entre 1 e 3 de junho
Cidade do Vaticano, 15 mai 2012 (Ecclesia) – O Vaticano revelou hoje o programa oficial da viagem de Bento XVI a Milão, na Itália, para o encerramento do 7.º Encontro Mundial das Famílias, entre 1 e 3 de junho, com oito intervenções previstas.
O Papa vai chegar ao aeroporto de Milão, cerca de 580 km a norte de Roma, pelas 17h00 locais (menos uma em Lisboa) do dia 1 de junho, seguindo para a Praça da Catedral, onde se vai dirigir pela primeira vez à população, meia hora depois.
Às 19h30, Bento XVI assiste a um concerto, em sua homenagem, no Teatro La Scala.
No dia seguinte, pelas 10h00, decorre uma celebração com os padres, religiosos e religiosas da diocese milanesa, na catedral local.
A seguir, Bento XVI desloca-se ao Estádio Giuseppe Meazza, também conhecido como San Siro, para um encontro com jovens que se preparam para o sacramento da Confirmação.
Na tarde desse sábado, tem lugar uma reunião com as autoridades civis de Milão, antes da participação, pelas 20h30, na ‘Festa dos Testemunhos’ inserida no Encontro Mundial das Famílias.
O programa de domingo, dia 3, inclui a celebração da missa, pelas 10h00, no Parque de Bresso, na periferia da cidade, durante a qual o Papa deve anunciar a sede do próximo encontro; o regresso a Roma está previsto para as 17h30.
O 7.º Encontro Mundial das Famílias tem como tema ‘A família: o trabalho e a festa’, iniciando-se a 29 de maio.
“O trabalho e a festa estão intimamente ligados à vida das famílias: condicionam as suas escolhas, influenciam os relacionamentos entre os cônjuges, e entre os pais e os filhos, incidem sobre a relação da família com a sociedade em geral e com a Igreja”, escreveu o Papa na carta enviada para a preparação deste encontro.
Os Encontros Mundiais das Famílias iniciaram-se na capital italiana, em 1994, repetindo-se a cada três anos com o objetivo de “celebrar o dom divino da família” e aprofundar a “compreensão da família cristã como Igreja doméstica e unidade básica de evangelização”.
OC