Família: «Ter tempo de qualidade foi fundamental para ultrapassar esta situação» – Inês Santos Lima

Casal Santos Lima, médicos, integra a iniciativa “E o povo viu uma Grande Luz”, da Diocese de Santarém

Santarém, 27 dez 2020 (Ecclesia) – O casal Inês e Joaquim Santos Lima, ambos médicos, deram testemunho de família, na caminhada de Natal da Diocese de Santarém, e disseram à Agência ECCLESIA que sentiram como “uma paragem”, num ano em que foram chamados a “fazer mais turnos”.

“Houve a necessidade e foi-nos pedido que fizéssemos mais turnos do que antes. Estivemos por duas vezes em que, durante 21 dias só nos víamos nas saídas de banco, quer dizer que só nos víamos ao jantar, é muito difícil”, recorda Joaquim.

O casal de médicos sentiu na pele a exigência desta pandemia “na linha da frente”, “num ano difícil e desafiante” em que as filhas, Constança e Maria Ana, de seis e dois anos, continuavam a precisar deles; a equipa de casais de Schoenstatt, a que pertencem, “ajudou muito”.

“Tentar aproveitar o pouco tempo que temos em família, um tempo de qualidade em que às vezes estamos muito cansados e frustrados, ajuda sermos os melhores amigos e desabafamos muito um com o outro e ajuda também sermos os dois médicos, ajuda a compreender a dedicação que queremos dar ao trabalho”, explica a mãe Inês.

Quanto às filhas, apesar da tenra idade, Inês confessa que “as duas já percebem bem essa situação e sabem que o pai e a mãe têm de ir para o hospital tratar dos doentes”. 

“Elas aceitam e acho que a forma como gerimos em família e ter tempo de qualidade em família foi fundamental para ultrapassar essa situação”, destaca a médica.

A família foi convidada a dar testemunho na iniciativa “E o povo viu uma Grande Luz” e “sem grande jeito para estas coisas” aceitaram, considerando um momento importante, com maior preparação da Inês.

“Foi bom para nós, como casal, sentir que estamos a fazer um bocadinho de apostolado e, se o nosso testemunho ajudar alguém, eu acho que é bom”, explica o pai Joaquim.

Já Inês acrescenta que neste ano “difícil” houve muitas coisas que aprenderam, entre dias de mais “frustração ou de agradecimento”. 

A iniciativa “E o povo viu uma grande Luz”, da diocese de Santarém, em que a família Santos Lima participou é o mote do programa 70×7 deste domingo,  na RTP2, pelas 17h25. 

SN

Partilhar:
Scroll to Top