Família: São José evoca «homem trabalhador e pai acolhedor» – irmã Inês Senra

Religiosa das Servas de Nossa Senhora de Fátima, filha de um carpinteiro, fala de uma imagem que a acompanhou em toda a vida

Lisboa, 18 mar 2021 (Ecclesia) – A irmã Inês Senra disse à Agência ECCLESIA que há uma imagem de São José que a tem acompanhando, evocando a dimensão de pai e trabalhador do padroeiro da Igreja.

“É uma imagem de São José na minha paróquia de infância marcou-me para a vida devido ao homem trabalhador e ao pai de família que acompanha o filho com ternura”, realçou esta religiosa da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima e elemento do Departamento Nacional da Pastoral Familiar.

Aquela imagem marcante já não existe, devido a um incêndio, mas a serra na mão esquerda de São José e o menino na mão direita permanecem na memória da religiosa.

“Na minha imaginação, São José levava o filho até à oficina”, indicou.

Com um pai carpinteiro, a irmã Inês Senra recorda esta proximidade entre a vida real e a sua imaginação.

A consagrada “não separa São José de Maria” e gosta “muito de invocar a Sagrada Família”.

A figura de São José ajuda a acompanhar “sem prender” e a “uma entrega aos outros”, precisou esta religiosa sobre o santo que a Igreja Católica celebra a 19 de março.

A irmã Inês Senra considera-o uma “figura forte, mas discreta em simultâneo”.

“É o santo do silêncio”, acentua.

A Igreja Católica vai dar início, esta sexta-feira, ao ano especial dedicado à família centrado na exortação ‘Amoris Laetitia’, por iniciativa do Papa Francisco.

A iniciativa está no centro das emissões do Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública, desde segunda até sexta-feira, pelas 22h45.

PR/LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top