Os vários ramos da Família Salesiana (Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Antigos Alunos, Voluntários de D. Bosco, Movimento Juvenil Salesiano e Canção Nova) estiveram reunidos no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, no dia 16 de Janeiro, para o lançamento do lema do Reitor Maior, P. Pascoal Chávez para o ano 2010.
Congregaram-se mais de 500 pessoas, provenientes das várias casas salesianas, mas também de locais onde o espírito salesiano existe através da presença de membros da Família Salesiana, como Alfena, Aroura e Amoreira.
Após as boas-vindas e o canto de Laudes, o lema foi apresentado pelos provinciais dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, respectivamente, P. João de Brito Carvalho e Irmã Maria da Conceição Santos. Assistiu-se, em seguida, a um DVD onde o Reitor Maior, sucessor de S. João Bosco, num estilo moderno, dinâmico e apelativo apresentava a toda a Família Salesiana a meta a alcançar neste ano: «Levemos o Evangelho aos jovens».
A forma de levar o Evangelho aos jovens tem de ser uma urgência de todos os filhos espirituais de S. João Bosco, respondendo ao apelo lançado pelo Papa Bento XVI, na carta que remeteu aos padres capitulares no 26.º Capítulo Geral e na linha do ano Paulino e do sínodo da Palavra de Deus.
Após a apresentação do lema, cerca de 100 jovens participaram na Assembleia de Jovens, orientada pelo P. José Aníbal Mendonça, responsável pela Pastoral Juvenil Salesiana.
Este responsável afirmou que «o breve encontro que teve lugar no final da manhã, juntou jovens professores, funcionários, catequistas, animadores, educadores… que nos ouviram repetir várias vezes “o MJS é um movimento de referência, com o qual nos identificamos, pois vivemos a mesma espiritualidade e temos a mesma paixão apostólica de D. Bosco”. Somos, de facto, um grande movimento, com imensa qualidade e força, mas… talvez um pouco envergonhado e disperso! Hoje, quisemos gritar que é possível sermos mais organizados e estarmos mais unidos. (…) Estou convencido que é urgente e é tempo de chamar, convocar, unir, envolver, promover muitos e muitos jovens dos nossos centros e de fora deles, que connosco querem ser discípulos».
Este encontro assinalou, também, o lançamento de uma obra acerca do Beato Padre Rua, sucessor de Dom Bosco, beatificado pelo Papa Paulo VI, em 1972, e que em 2010 se assinala o centenário do seu falecimento (1910-2010).
Na parte da tarde, deu-se posse aos novos Corpos Dirigentes da Federação Nacional dos Antigos Alunos de Bom Bosco e apresentaram-se as acções programadas e as conclusões da Assembleia de Jovens.
O encontro conclui-se com uma concelebração eucarística, presidida pelo P. José Miguel Nuñez, Conselheiro Geral para a Região Europa Oeste. Concelebraram algumas dezenas de salesianos, entre os quais um grupo de responsáveis europeus que estava reunido em Fátima para lançar o «Projecto Europa», que visa a evangelização do velho continente. Este projecto sucede ao «Projecto África» lançado há trinta anos.
Sérgio Carvalho