Família: Pastoral da Igreja vai além de proibições e regras

D. Antonino Dias, responsável pelo setor, aborda temas do próximo Sínodo dos Bispos

Lisboa, 21 fev 2014 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família destacou, em texto publicado no Semanário ECCLESIA, o interesse em volta da pastoral familiar gerado pelo inquérito preparatório do próximo Sínodo dos Bispos.

“Uma pastoral que faça valer a mensagem que propomos e que está muito para além de proibições e regras”, escreve D. Antonino Dias, para quem este processo suscitou interesse “porque talvez se pensasse que o inquérito fosse uma espécie de referendo sobre a doutrina”.

O prelado sublinha que resultam da necessidade de saber como é que a Igreja “há de dar resposta aos novos desafios pastorais que lhe são colocados”.

“Propor a verdade sobre o matrimónio e a família continua a ser uma tarefa necessária e urgente”, escreve D. Antonino Dias.

O Bispo de Portalegre-Castelo Branco considera que é importante perceber o que pensam e sugerem a Igreja e a sociedade em geral para depois “incrementar uma pastoral que sirva melhor o Evangelho”.

A reflexão sobre a família apresentada na mais recente edição do Semanário ECCLESIA inclui-se na preparação do próximo Sínodo dos Bispos, que vai decorrer em outubro de 2014.

“Hoje perfilam-se problemáticas até há poucos anos inéditas, desde a difusão dos casais de facto, que não acedem ao matrimónio e às vezes excluem esta própria ideia, até às uniões entre pessoas do mesmo sexo, às quais não raramente é permitida a adoção de filhos”, destaca o texto preparatório da assembleia sinodal extraordinária, convocada pelo Papa para debater, entre 5 e 19 de outubro, os “desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

O texto foi acompanhado por um questionário com 38 perguntas para promover uma consulta alargada às comunidades católicas sobre as principais questões ligadas à família e ao casamento.

O Sínodo dos Bispos dedicado ao tema da família vai ter duas assembleias gerais, uma extraordinária em outubro de 2014 e outra ordinária em outubro de 2015.

O documento preparatório foi divulgado pela Santa Sé no dia 5 de outubro de 2013 e está disponível desde então para leitura e download no site da ECCLESIA.

SN/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top