Bento XVI sublinha papel dos pais para a nova evangelização
Cidade do Vaticano, 02 dez 2011 (Ecclesia) – Bento XVI alertou esta quinta-feira para o que apresentou como “eclipse de Deus, a difusão das ideologias contrárias à família e a degradação da ética sexual” nas sociedades contemporâneas, situações que considera “ligadas entre si”.
O Papa falava no Vaticano aos participantes da 20ª Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para a Família, por ocasião do 30.° aniversário desse organismo da Santa Sé.
Na sua intervenção, o Papa disse que “a nova evangelização depende, em grande parte, da Igreja doméstica”, a “família cristã”.
“A família é, de facto, o caminho da Igreja, porque é ‘espaço humano’ do encontro com Cristo”, precisou.
Segundo Bento XVI, os casais cristãos são chamados a evangelizar com o “testemunho de vida” e com a participação nas “atividades pastorais”.
“A família é riqueza para o casal, bem insubstituível para os filhos, fundamento indispensável da sociedade, comunidade vital para o caminho da Igreja”, declarou.
O Papa afirma que “a família fundamentada no Sacramento do Matrimónio é atuação particular da Igreja, comunidade salvífica e salvadora, evangelizada e evangelizadora”.
“Como a Igreja, a família é chamada a acolher, irradiar e manifestar no mundo o amor e a presença de Cristo”, acrescentou.
Bento XVI concluiu o seu discurso evocando o 7.° Encontro Mundial das Famílias que se realizará em Milão, Itália, de 30 de maio a 3 de junho de 2012.
RV/OC