Família no centro da pastoral da CEAST

Os bispos deploraram também a violência doméstica, o aumento da delinquência juvenil e a exclusão social.

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) aprovou o plano pastoral para o triénio 2011/13 que será subordinado ao tema «Família: levanta-te e caminha».

Reunida em Assembleia Plenária, de 2 a 9 de Março, os bispos daqueles países lusófonos desdobraram o tema central em três vertentes: “Família e Matrimónio”, para o primeiro ano; “Família e Reconciliação”, para o segundo e “Família e Cultura” para o terceiro.

Os bispos de Angola e S. Tomé deploraram os seguintes males sociais: “a violência doméstica, o aumento da delinquência juvenil, a exclusão social, a precariedade dos sectores da educação e da saúde, sobretudo nas zonas fronteiriças do leste do País e da província do Zaire; atrasos injustificados dos salários dos funcionários públicos; paralisação e recuperação lenta de algumas obras públicas”

No comunicado final da Assembleia Plenária da CEAST lê-se também que os bispos aprovaram a Mensagem Pastoral, sob o título «Vocação e Beleza do Sacerdócio» e confirmaram “a entrada em vigor do novo sistema do ensino nos seminários, abrangendo o sexénio dos cursos filosófico-teológicos a partir do ano de 2012”.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR