Cardeal português falou aos participantes no Encontro Internacional das Equipas Nossa Senhora
Turim, Itália, 17 jul 2024 (Ecclesia) – O cardeal José Tolentino de Mendonça disse aos participantes do XIII Encontro Internacional das Equipas Nossa Senhora, a decorrer na cidade de Turim (Itália), que em “cada Eucaristia somos desafiados a sair de nós mesmos”.
“Comer não é apenas engolir. Comer é capacidade de incorporar, capacidade de ruminar e metabolizar o mundo, de fazer uma nova síntese, de construir-se. Não se trata apenas de engolir pedaços da realidade externa que passam para o nosso mundo interno, é também um processo de transformação”, realçou o cardeal português, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (organismo da Santa Sé).
“À mesa Jesus dá a grande prova de amor, mas também a grande lição. A Eucaristia é uma lição. Uma lição real e persistente. Vamos à Eucaristia para aprender com Jesus como fazê-lo, e todos precisamos amadurecer para fazer dos dias, do ter e do conhecimento um dom que nutre”, afirmou D. José Tolentino Mendonça que proferiu uma conferência, esta terça-feira, sobre ‘Eucaristia: Fonte e Cume da Vida Cristã’, cujo dia teve como tema central a fragilidade.
O encontro internacional decorre na ‘Inalpi Arena’ da cidade italiana de Turim, até domingo, com a participação de 400 portugueses.
Ao longo de cinco dias, os membros do movimento vão assistir a conferências, testemunhos, celebrações eucarísticas, apresentações teatrais, e ter momentos de oração e adoração, de espiritualidade conjugal, equipas mistas e visitas a lugares, informa o sítio online da iniciativa.
O Encontro Internacional de Equipas de Nossa Senhora já passou por Lourdes, em França (1954, 1965, 1988); por Roma, Itália (1959, 1970, 1976, 1982); e Fátima (1994).
As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um Movimento de Espiritualidade Conjugal reconhecido pela Santa Sé como uma Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício.
LFS/OC