Joana e Francisco Franco de Sousa, casados há sete meses, contam como organizam a época natalícia, num misto de experimentação e acolhimento aos outros, onde a música é tónica comum
Lisboa, 23 dez 2022 (Ecclesia) – O jovem casal, Joana e Francisco Franco de Sousa, casaram há sete meses e, neste primeiro Natal, disseram à Agência ECCLESIA que a preocupação é “acolher todos” da família, este ano como “um tubo de ensaio”, e manter a música como “ponto fulcral” na vida a dois.
“Nós tivemos alguma dificuldade em preparar o Advento, este primeiro ano é sempre de descoberta, temos famílias muito grandes e muitos natais, enquanto namorados vivíamos mais independentes, agora temos de conciliar e esse é o maior desafio, é um ano de experimentação, queremos conseguir estar com todos, vai ser como um tubo de ensaio”, conta Francisco Franco de Sousa.
A esposa, Joana, reforça dizendo que “não querem deixar ninguém triste e vão tentar agradar a todos”, apesar do Natal acontecer nas casas das família, o lar do casal pretende “estar de portas abertas, como porto de abrigo e família que acolhe”.
Os jovens, formados em História de Arte, recordam que se conheceram “a cantar num casamento” e música é algo “fulcral” na vida a dois.
“A música é um ponto fulcral na nossa vida, na forma como nasceu e como cresceu a nossa relação na música, nesta altura participamos sempre no concerto de natal dos movimentos de jovens de Lisboa, e preparamos o nosso advento desde setembro, quando cantamos músicas de Natal para ensaiar”, explica Francisco.
Joana confessa mesmo cantarem em casa, a dois, para “em sintonia” poderem ensaiar, sendo de naipes de vozes diferentes, tenor e soprano.
A 7 de maio de 2022 aconteceu o Matrimónio, depois de um “longo noivado” que trouxe “várias limitações e preocupações” ao jovem casal, devido ao tempo de pandemia.
Hoje chegamos a este Natal como dois seres em crescimento contínuo mas acho que somos mais tranquilos do que até casarmos porque foi um percurso muito atribulado, com muitos desafios e alguma tristeza pelo caminho, que nos fez crescer enquanto casal e deu para fortalecer a certeza deste amor”.
Com um caminho de fé assumido os jovens não hesitam a falar de memórias de natal na infância, embora diferentes, desde as cantorias, à Missa do Galo, ao momento de reconciliação familiar, cenas que querem trazer para dentro da própria casa.
“Na minha casa, na manhã do dia 24 de dezembro, há sempre um momento de oração intenso, em que somos convidados a revisitar o ano que passou, agradecer e pedir perdão, cantamos, choramos e damos abraços, é um momento de osmose, este ano o Francisco vai ser incluído pela primeira vez e gostava de passar esta dinâmica para dentro da nossa casa”, partilha Joana.
Na sala da casa de Joana e Francisco Franco de Sousa há um elemento que se destaca, um “presépio feito pelos dois, em tempo de namoro”.
“Foi feito por nós, no primeiro Natal em que namorávamos, foi um desafio de Advento que fiz num calendário para o Francisco, num dos dias eram os pacotes de barro para fazer um presépio em casal”, recordam.
A entrevista integra o programa de rádio ECCLESIA, deste sábado, 24 de dezembro, na Antena 1 da rádio pública, pelas 06h00, ficando depois disponível online e em podcast, depois também pode ser vista no programa 70×7, de 25 de dezembro, pelas 15h30, na RTP 2.
SN