Família: Igreja promove «potencial educativo»

Secretariado Nacional da Educação Cristã está a implementar experiências para fortalecer relacionamento entre pais e filhos

Lisboa, 07 out 2011 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) quer implementar projetos de formação para casais, em todas as dioceses, para «contrariar» o esvaziamento do “potencial educativo” das famílias.

“As instituições clássicas de formação das pessoas, seja a família, a escola e as próprias Igrejas, esvaziaram-se muito no seu potencial educativo, o que de facto significa uma grande fragilidade que é preciso contrariar”, realça Cristina Sá Carvalho, diretora do departamento de formação e edição do SNEC.

Em declarações ao Programa da Igreja Católica na Antena 1, a responsável defende que a “capacidade educativa dos pais”, apesar de “estar hoje diminuída, não é substituível”.

“É preciso ajudá-los a lidar com todas as ameaças”, aponta a psicóloga, referindo-se à “complexidade” da sociedade atual, centrada em “metas de natureza económica, na exaltação do individualismo” e onde “quem educa é a televisão e a internet”.

“Às vezes as pessoas esquecem-se que se tratam de eletrodomésticos que é preciso desligar para recuperar tudo aquilo que fica para trás”, lamenta ainda aquela responsável.

[[a,d,2580,emissão (03-10-2011)]] Para tentar responder a estas questões, o SNEC quer implementar em todas as dioceses experiências para “grupos de casais”, que favoreçam a (re)descoberta da fé, a vida em matrimónio e a educação dos filhos.

“Durante alguns anos vão ser trabalhados projetos-piloto, a partir dos secretariados diocesanos, com algumas paróquias. Queremos afinar materiais para depois propor uma maior generalização a todo o país”, adianta Cristina Sá Carvalho.

Para além deste trabalho de “educação parental”, estão a decorrer projetos de “catequese familiar”, envolvendo pais e crianças dos seis aos nove anos, e de “despertar religioso”, para crianças com idades entre os três e os seis anos.

Toda a dinâmica do SNEC para este ano pastoral está centrada na importância da família enquanto espaço essencial de partilha de valores e transmissão da fé.

Integrada na Semana Nacional da Educação Cristã, que está a decorrer até domingo, começa hoje em Fátima um encontro geral de catequistas, subordinado ao tema “A Catequese e a Família”.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top