Família: Igreja estuda criação de gabinetes de aconselhamento

D. António Carrilho apela a uma «uma atitude de solidariedade» num momento de crise

Lisboa, 22 Jan (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família defendeu hoje a criação de gabinetes multidisciplinares de aconselhamento nas dioceses para apoiar as famílias.

“Há dioceses que estão apostadas nisso, não é muito fácil, mas é um caminho que está a começar e que penso se irá percorrer”, disse à agência Lusa D. António Carrilho, à margem Encontro Nacional de responsáveis da Pastoral Familiar (Dioceses e Movimentos) com a Comissão Episcopal do Laicado e Família, em Fátima.

Para D. António Carrilho, bispo do Funchal, este tipo de apoio “é muito importante”, mas reconheceu que para a sua efectivação deve “apelar-se ao voluntariado”.

O prelado acrescentou que outros desafios se colocam nos dias de hoje à família, como a educação ou o emprego, sustentando que os problemas “obrigam a uma atitude de solidariedade, de atenção, de apoio” para que possam ser ultrapassados.

A Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) é um órgão da Conferência Episcopal Portuguesa e  tem como finalidade o acompanhamento das Associações de fiéis na área do Apostolado dos Leigos (Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Obras de Apostolado, etc.) e a promoção da Pastoral nas áreas da Família, da Juventude e do Ensino Superior.

No âmbito da CELF encontra-se um Departamento Nacional da Pastoral Familiar, que organiza anualmente as Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar e a «Semana da Vida», promovendo ainda um Encontro Nacional anual com os serviços diocesanos da Pastoral Familiar e os coordenadores nacionais dos Movimentos ligados à área da Família.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR