Família: Figura de São José está «sempre presente» na vida do casal Maria e Simão Mira

Membros da Equipa Nacional do Departamento da Pastoral Familiar destacam ano especial convocado pelo Papa

Lisboa, 17 mar 2021 (Ecclesia) – Maria e Simão Mira falaram à Agência ECCLESIA da sua ligação com a figura de São José, “sempre presente” na sua família, a respeito do ano especial que a Igreja Católica lhe dedica.

“São José está presente na nossa família, antes de mais na paternidade”, referem os pais de quatro filhos, que encontram nesta dimensão da sua vida uma “ligação profunda” ao santo, cuja solenidade se celebra esta sexta-feira.

O casal da Diocese de Santarém, que integra a Equipa Nacional do Departamento da Pastoral Familiar, realça que aprecia a “aceitação em São José”, alguém que ouviu “o que lhe foi pedido, no silêncio”.

Uma aceitação “sem resignação” porque o santo demonstrou capacidade de “aceitar com alegria”, completa Simão Mira.

“São José tem uma presença discreta, mas é um dos grandes construtores da história do cristianismo”, sublinha Maria Mira.

Os entrevistados falam numa figura “inspiradora e desafiante” que deve ser seguida “pelo exemplo que deixou” à humanidade.

O Papa Francisco vai dar início, dia 19 de março, ao ano especial dedicado à família centrado na exortação ‘Amoris Laetitia’.

Nas comemorações do quinto aniversário deste documento, este casal de Santarém refere que o Papa Francisco quer dar “importância central à família” e “a importância de São José nesta unidade e equilíbrio para levar a família a bom porto”.

A figura de São José personifica o “pai que educa, trabalha e providencia”, precisou Maria Mira.

Num ano onde a pandemia esteve no centro das atenções, este casal sublinha que a família é “essencial” porque os pais são “chamados a desempenhar papéis que estavam confiados a outras entidades”.

Este casal considera que a ‘Amoris Laetitia’ é “um guião com uma riqueza enorme” para as atividades da pastoral familiar.

O ano especial da família começa na solenidade de São José (19.03.2021) e decorre até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma (26.06.2022); a iniciativa está no centro das emissões do Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública, desde segunda até sexta-feira, pelas 22h45.

PR/LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top