Movimento Encontro Matrimonial propõe a «renovação de votos» entre o casal
Lisboa, 11 fev 2023 (Ecclesia) – O Movimento Encontro Matrimonial propõe em várias regiões do país assinalar, este domingo, o Dia Mundial do Matrimónio, com renovação dos votos entre casal.
“Segundo o Movimento Encontro Matrimonial, que promove a celebração deste dia, o Dia Mundial do Matrimónio foi criado para homenagear marido e mulher como alicerces da família, a unidade básica da sociedade, com o apoio de sacerdotes e religiosas, saudando a beleza da fidelidade, da alegria e da entrega na vida conjugal do dia a dia”, informa o site da arquidiocese de Évora.
Este ano, a Equipa Coordenadora da Região Sul, constituída pelo casal Fátima e Fernando Penderlico e pelo padre Luís Bairrada, propôs a todos os sacerdotes que assinalem este dia nas suas paróquias e comunidades, com a renovação dos votos do Matrimónio.
“Garantimos que será um momento único na vida de cada casal, afirmando assim abertamente, mas centrados um no outro, o seu compromisso de amor! Façam essa surpresa aos casais que tendes ao vosso lado!”, apela a Equipa Coordenadora da Região Sul a todos os sacerdotes da Arquidiocese de Évora e da Diocese de Setúbal.
Também a equipa coordenadora da Região de Lisboa do movimento faz a mesma proposta para este dia 12 de fevereiro.
“Em momento oportuno, durante a Eucaristia, convidem os casais a virarem-se um para o outro e a renovarem, em silêncio orante, diante de Deus o propósito de viverem santamente o Matrimónio. Se parecer oportuno e os esposos quiserem renovar em voz alta o seu compromisso, pode-se utilizar o texto do Ritual do Matrimónio, apêndice II, Bênção dos esposos”.
O Encontro Matrimonial é um movimento que tem como objetivo aprofundar a relação dos casais – homem e mulher, numa “experiência de diálogo própria e uma comunidade de apoio permanente”, sendo um movimento aberto a “casais de outras religiões e não crentes, numa linha de grande respeito por todos”.
A ideia de celebrar o matrimónio começou nos EUA, em 1981, quando um grupo de casais encorajou os responsáveis civis e eclesiais de Baton Rouge, Louisiana, a proclamarem o Dia dos Namorados como “Acreditamos no Dia do Matrimónio”.
O evento teve tanto sucesso que o conceito foi apresentado e adotado pela Equipa Coordenadora Nacional norte-americana do Encontro Matrimonial (EM), em 1982, 43 Governadores proclamaram oficialmente o dia e as celebrações espalharam-se pelas bases militares dos EUA em vários países estrangeiros.
Em 1983, o nome foi alterado para “Dia Mundial do Matrimónio”, para ser comemorado todos os anos no segundo domingo de fevereiro, em Portugal, celebra-se desde 2019.
O Encontro Matrimonial é um movimento mundial, com meio século de existência, que está presente em cerca de 90 países nos cinco continentes. Iniciou-se em Portugal com a realização em Lisboa do primeiro FDS em janeiro de 1982, com o apoio de uma equipa de casais e sacerdote espanhóis.
Nestes 33 anos realizaram-se em Portugal e nas Comunidades portuguesas do Luxemburgo e de Paris atividades em que participaram cerca de 4 500 casais, 150 sacerdotes e 50 religiosas.
SN
São Valentim: Igreja escreve aos namorados, evocando desafios da precariedade laboral e inflação