Lisboa, 06 fev 2025 (Ecclesia) – Este ano, a «Caminhada pela Vida» realiza-se hoje, pelas 15h00, e vai decorrer em 12 cidades portuguesas Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Funchal, Guarda, Lamego, Lisboa, Porto, Santarém, Viseu.
“[Cidades] caminham por todas as vidas humanas. Caminham para defender todos os seres humanos, principalmente, os mais fracos e os mais vulneráveis. Caminham para defender a vida desde o momento da conceção até à morte natural”, refere uma nota da Federação Portuguesa pela Vida (FPV) enviada à Agência ECCLESIA
Em Aveiro, o ponto de encontro está marcado para o Largo do Mercado Manuel Firmino, às 14h30, no mesmo horário em que os participantes da iniciativa em Beja se deverão reunir em Portas de Mértola (em frente ao Luíz da Rocha).
A Avenida Central (Arcada) é o local de concentração em Braga (14h45), o Largo da Portagem em Coimbra (14h30) e a rotunda do Liceu João de Deus em Faro (15h00).
As cidades do Funchal, Guarda e Lamego agendaram para as 15h00 os pontos de encontro, no Largo Mercado Manuel Firmino, na Alameda de Santo André e no Monte da Alcácima – Tarouca, respetivamente.
Os participantes reúnem-se na Praça Luís de Camões, em Lisboa (15h00), no Terreiro da Sé, no Porto (15h00), e no Largo do Seminário, em Santarém (16h00).
Em Aveiro, a concentração está marcada para as 14h30, no Campo de Viriato, e meia hora mais tarde, os participantes vão percorrer as ruas da cidade até ao Rossio.
Segundo a Associação de Defesa e Apoio à Vida (ADAV) de Viseu, que organiza localmente a iniciativa, “a Caminhada pela Vida pretende ser uma manifestação pública de apoio aos valores humanos, no arco inteiro da existência, em favor da vida toda, com destaque primordial das vidas sofridas, transformando-se num incentivo à cooperação humana e a ações concretas que possam colocar em primeiro lugar a Vida de cada Pessoa”.
A organização convida “todos quantos sentem que a vida humana deve ser defendida, valorizada e elevada à dignidade que merece, a participar nesta ação pública, percorrendo algumas ruas da cidade de Viseu”, defendendo “o respeito por toda a vida humana, desde a conceção até à morte natural”.
Em 2024, mais de 20 mil pessoas caminharam em todo o país pela vida.
A Caminhada Pela Vida é a “expressão pública de um povo que deseja testemunhar que toda a vida tem dignidade”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA
Nascida no contexto dos referendos ao aborto, desde 2012, que a «Caminhada pela Vida» congrega “milhares de pessoas, de todas a idades, que todos os anos saem à rua em defesa da Vida desde o momento da conceção até à morte natural”.
A «Caminhada pela Vida» é o “grande testemunho público do povo pró-vida que não desiste de defender uma sociedade onde cada vida é amada, protegida e defendida”.
LFS/LJ