D. António Marto encerrou jornadas diocesanas de formação do clero
Leiria, 04 fev 2015 (Ecclesia) – Os sacerdotes da Diocese de Leiria-Fátima concluíram duas semanas de formação permanente dedicada à pastoral da Família, em Linda-a-Pastora, no concelho de Oeiras.
De acordo com a edição desta terça-feira do jornal diocesano “Presente”, a iniciativa encerrou com uma mensagem do bispo local, D. António Marto, a incentivar os participantes a cuidarem daquele que é “o património mais precioso da humanidade, as pessoas e as famílias”.
Nesse sentido, apontou o prelado, é fundamental que a Igreja se empenhe na defesa do valor do matrimónio cristão e que alargue horizontes, valorizando as propostas pastorais que já existem, como por exemplo “a catequese familiar” e buscando novas soluções, numa atitude de “comunhão e colaboração”.
Na última semana de formação, o professor José-Román Flecha, da Universidade Pontifícia de Salamanca, refletiu com os sacerdotes sobre as “questões ético-pastorais” que se colocam à ação da Igreja junto da Família.
Como base de análise, o conferencista utilizou “o relatório final“ da assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos que decorreu em Roma em outubro de 2014.
José-Román Flecha salientou “a profunda mudança das relações familiares nos tempos atuais entre os cônjuges, entre os membros da família nuclear e alargada, com os vizinhos e ainda na relação com o transcendente”
Abordou ainda “o matrimónio cristão, o seu significado, os problemas que o envolvem” atualmente e “questões relativas à origem da vida humana e à manipulação da vida nascente”.
No total, a última ação de formação do clero da Diocese de Leiria-Fátima contou com cerca de 70 padres diocesanos e religiosos.
JCP