Família: Agentes pastorais criticam «atentados à dignidade humana»

Principais desafios estão relacionados com a crise económica e mudanças no enquadramento legal do matrimónio e da maternidade

Fátima, Santarém, 23 jan 2012 (Ecclesia) – Os responsáveis da Equipa do Departamento Nacional da Pastoral Familiar, Graça e Bernardo Mira Delgado, estão apreensivos quanto ao futuro da família enquanto tecido fundamental da sociedade.

Em declarações à ECCLESIA, à margem do encontro de Secretariados responsáveis por este setor, que decorreu este sábado em Fátima, Bernardo Delgado falou sobre a questão da Maternidade de Substituição, que está a ser debatida no Parlamento, classificando-a como “um problema que vai dentro da linha da modernidade, de atentados à vida e à dignidade da pessoa humana”.

“A criança que vai ser gerada numa barriga de aluguer não desenvolve as suas capacidades afetivas da mesma maneira que o faria se fosse na barriga da mãe biológica”, sublinhou aquele responsável.

Os projetos apresentados na Assembleia da República pelo PS e PSD, que preveem a maternidade de substituição como último recurso e em caso de doença, para casais heterossexuais, vão ser em breve debatidos na especialidade.

De fora ficam outras propostas, feitas pelo Bloco de Esquerda e pela Juventude Socialista, que pretendiam estender a opção pela “barriga de aluguer” a casais homossexuais e a pessoas solteiras.

Para Graça Delgado, mexer neste tipo de questões, bem como em outras “que se tornaram inclusivamente legais, como os casamentos entre pessoas do mesmo sexo”, implica levantar aos casais um conjunto de novos “desafios”, sobretudo ao nível “da fidelidade e da permanência”.

“Depois, a situação que vivemos de crise económica dificulta a vida às pessoas, enquanto família, e ao mesmo tempo vem acentuar uma necessidade de mudança no seio desses grupos, dos valores que eles vivem e procuram viver”, acrescentou.

A Comissão Episcopal do Laicado e Família juntou em Fátima responsáveis de dioceses e movimentos para uma partilha de experiências e análise de casos relacionados com a atual conjuntura cultural, económica e social.

PTE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top