Famalicão: Paróquia lança voucher solidário para recolher fundos e ajudar restaurantes

«Objetivo é fomentar solidariedade entre todos» – Padre Francisco Carreira

Foto: Município de Famalicão

Vila Nova de Famalicão, 21 abr 2021 (Ecclesia) – A Paróquia de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, na Arquidiocese de Braga, está a dinamizar a campanha ‘Voucher + Solidário’ com o objetivo de angariar fundos para a Matriz Antiga e ajudar os restaurantes, afetados pela pandemia.

“Pensamos a iniciativa como podemos ajudar-nos, ajudando os outros, para não pensarmos só em nós”, disse hoje o padre Francisco Carreira à Agência ECCLESIA.

“Não somos só nós que estamos com dificuldade na sustentabilidade. Porque não fazer algo que pudesse ser mais interessante, envolver outros, e criar esta lógica da fraternidade entre todos e da solidariedade e da entreajuda”, acrescentou o pároco de Vila Nova de Famalicão e de Brufe.

Cada ‘Voucher + Solidário’ tem um custo de 10 euros e vale 5 euros numa refeição, num dos 21 restaurantes que já aderiram à campanha, em vigor até dia 31 de dezembro.

A Paróquia de Santo Adrião divide o valor do voucher com o restaurante onde for usado.

O padre Francisco Carreira realça que a iniciativa é vista como uma mais-valia e uma forma de “motivar as pessoas a irem ao restaurante”.

“A ideia surgiu entre outras que fomos alinhando e percebendo a dificuldade da restauração. Pensamos que podíamos criar uma iniciativa conjunta e ajudar mutuamente”, aponta.

O pároco de Vila Nova de Famalicão e de Brufe lembra que no último ano, por causa da pandemia Covid-19, “várias iniciativas de angariação de fundos não puderam ser realizadas” e esta campanha foi trabalhada pelo Conselho Económico paroquial.

“A nossa paróquia não é diferente das outras, as nossas receitas reduziram-se em 50%, temos essa dificuldade que se vai manter por mais algum tempo, enquanto as pessoas não puderem vir de forma normal à Eucaristia. A redução de rendimentos passa também pela redução do número de pessoas na igreja”, desenvolveu.

O padre Francisco Carreira explica que as dificuldades são sobretudo com os “encargos bancários” relacionados com as obras da Matriz antiga.

“Naturalmente, sentimos mais aflitos, estamos apreensivos sobre o futuro mas sinto a generosidade das pessoas, que estão atentas e preocupadas por aquilo que se passa na paróquia, Tivemos meses fechados onde não recebemos absolutamente nada mas continuados a ter os mesmos encargos, não só da água e da luz”, indicou.

Segundo o pároco de Vila Nova de Famalicão e de Brufe o regresso das pessoas à comunidade cristã está a ser “calmo e lento mas positivo”, e realça que “as pessoas estão muito bem nas igrejas”.

Os vouchers solidários podem ser adquiridos nos lugares da Paróquia de Santo Adrião, no final das Missas, no cartório, por email e Whatsapp.

Foto: Município de Famalicão

A campanha conta com o apoio do município local, com a Associação de Restaurantes de Vila Nova de Famalicão e o Movimento Cívico ‘Eu Sou Matriz’.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o vereador Augusto Lima afirmou que “foi relativamente fácil aderir a esta iniciativa”, explicando que respondem “ao apelo social, às necessidades da paróquia”, e ajudam a restauração que “está a passar momentos muito difíceis”, e que estão a apoiar desde o início da pandemia.

“São iniciativas de louvar e deverão servir como exemplo, há uma articulação entre o município, a paróquia, a restauração, para aquilo que deve ser feito nesta recuperação que complementa a vertente social, a vertente económica, e contribui para o pós-pandemia”, desenvolveu o responsável pela área do Turismo no Município de Vila Nova de Famalicão.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top