Vila Nova de Famalicão, 27 set 2016 (Ecclesia) – O Movimento cívico ‘Eu Sou Matriz’, em Vila Nova de Famalicão, vai promover um ‘Leilão silencioso’, durante o mês de outubro, com vista à angariação de fundos para as obras de restauro e qualificação da matriz antiga.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o padre Francisco Carreira, vice-arcipreste de Vila Nova de Famalicão, Arquidiocese de Braga, informa que o ‘leilão silencioso’ é “feito na discrição dos participantes” porque “não há leiloeiro nem audição das licitações” e os interessados fazem as ofertas através de uma ficha.
As pinturas a leilão vão estar expostas na Matriz Nova de Vila Nova de Famalicão a partir do dia 1 de outubro, até ao fim do mês, das 8h30 às 12h00 e das 15h00 às 19h45.
O valor das licitações vai ser atualizado diariamente pela oferta “mais alta” e por cada quadro os participantes devem fazer uma ficha e se pretender licitar novamente o mesmo quadro, “com outro valor, deve fazer nova ficha”.
O comunicado contextualiza que o movimento cívico ‘Eu sou Matriz’ promoveu a exposição de pintura ‘Sinais de Fé’, em novembro de 2015, “para potenciar a maior participação dos famalicenses nas obras de restauro e qualificação da Matriz Antiga”, e dos quadros expostos “fizeram serigrafias” que vão ser agora vendidas.
As iniciativas do movimento ‘Eu sou Matriz’ podem ser acompanhadas no seu sítio na internet – www.eusoumatriz.com – onde está destacado o evento o ‘Dia da Francesinha’, também a 1 de outubro, das 12h00 às 23h00, no Centro Pastoral de Santo Adrião, para ajudar nas obras da Matriz Antiga de Vila Nova de Famalicão.
CB