Diogo Cardoso, um dos elementos do grupo, e padre António Machado apresentam iniciativa, realizada no dia do centenário da morte do beato, que torna esta a primeira paróquia portuguesa a venerar o jovem

Famalicão, 04 jul 2025 (Ecclesia) – O Grupo de Jovens da paróquia de Vilarinho das Cambas (Famalicão), na Arquidiocese de Braga, organiza hoje uma vigília de oração dedicada ao beato Pedro Jorge Frassati, evocando-o como um exemplo a seguir.
“[Pedro Jorge Frassati] é para nós um modelo e, sobretudo, é para nós uma inspiração que faz com que nós percebamos que eventualmente estamos no caminho certo e a divulgação da sua mensagem é apenas um grande momento para nós, que nos acarreta muita responsabilidade”, afirmou Diogo Cardoso, um dos elementos do grupo, em declarações à Agência ECCLESIA.
Por trás da realização desta iniciativa, que acontece nesta paróquia, pelas 21h30, no centenário da morte do beato Pedro Jorge Frassati, estão várias motivações, entre elas o facto de este ser o padroeiro dos jovens da Ação católica, a quem o grupo de jovens tem ligação.
“Ele morreu com cerca de 24 anos, ele é um jovem italiano, e desde o início que estávamos vinculados a este movimento, portanto, desde janeiro passado, que sempre nos inspirou um bocadinho, porque é um jovem, efetivamente, como nós. E ele não fez coisas extraordinárias, mas fez coisas ordinárias extraordinariamente bem feitas”, assinalou Diogo Cardoso.
O entrevistado lembra o beato, que foi um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, como um jovem como os outros, que “gostava de desporto”, “de cantar”, de “subir às montanhas” e que tinha “muito amor para com os pobres”.
“É uma vida comum, de um cristão comum, mas de um rapaz que se entregou e até morre exatamente vítima do serviço que prestou aos pobres”, salienta o pároco de Vilarinho das Cambas, padre António Machado, lembrando que beato adoeceu com poliomielite, doença infeciosa que de acordo com os médicos contraíra pela dedicação que dedicava aos doentes.
A Paróquia de Vilarinho das Cambas é a primeira do país a venerar o beato Pedro Jorge Frassati, mas rejeita qualquer tipo de vaidade, esperando com esta iniciativa inspirar outras paróquias a conhecerem o percurso deste beato.
“Nós celebramos, anunciamos, e se isto for o início, aqui para Portugal, de um despertar para a vida deste santo, é ótimo”, expressou o pároco local.
A vigília de oração vai incluir três momentos de leitura, uma do Antigo Testamento, a 2ª leitura das Epístolas de São Paulo, o Evangelho e ainda um momento da adoração ao Santíssimo Sacramento, sendo esta uma iniciativa que será animada pelo grupo de jovens.
O grupo preparou ainda uma pagela, que será distribuída na vigília, com uma imagem de Pedro Jorge Frassati e uma oração; no futuro, a paróquia terá também uma imagem do beato, inserida num quadro, que ficará exposta à veneração com as datas do seu nascimento e morte.
O jovem Pedro Giorgio Frassati vai ser canonizado no dia 07 de setembro, juntamento com o beato Carlo Acutis, numa Missa presidida pelo Papa Leão XIV.
“Para setembro irmos a Roma está um bocado fora de hipótese, até porque como o grupo é muito recente, não temos verba monetária para ter este episódio vivendo-o lá, mas iremos, certamente, vivê-lo aqui de uma forma muito alegre”, indicou Diogo Cardoso.
LJ/OC