Faleceu este Sábado, aos 81 anos, o padre franciscano Manuel Barbosa Costa Freitas, no Seminário da Luz, em Lisboa. O sacerdote era professor catedrático jubilado da Universidade Católica Portuguesa, onde desde a fundação leccionou a cadeira de Filosofia e dirigiu vários departamentos.
Domingo, às 09h00 foi celebrada a missa exequial, seguindo o corpo às 10h00 para Barroselas, em Viana do Castelo, de onde era natural o padre Costa Freitas.
O funeral tem lugar esta Segunda-feira, pelas 15h00.
Nascido em Barroselas, o padre Costa Freitas era membro da Ordem Franciscana, em cujas instituições de ensino, portuguesas e estrangeiras, obteve os seus diplomas. Foi docente da Universidade Católica Portuguesa, desde 1968, tendo ainda leccionado a disciplina de Filosofia da Religião na Faculdade de Letras de Lisboa.
Foi ainda colaborador, desde a sua fundação, da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura e da Enciclopédia Verbo Século XXI. Aquele sacerdote franciscano dedicou toda a vida ao estudo, ao pensamento e ao culto da língua portuguesa.
Em declarações à Rádio Renascença, o padre Victor Melícias disse que aquele franciscano deixa uma vasta obra pública.
“Distinguiu-se, sobretudo, pela sua especialização na Filosofia Cristã e dedicou-se sempre à divulgação dos grandes valores do cristianismo», frisou o franciscano. «Deixa um testemunho de uma enorme dedicação ao estudo da verdade – um religioso exemplar”, sublinhou.