Papa sobrevoará Santuário quando se deslocar de Lisboa para Fátima
O pedestal da imagem de Cristo Rei, em Almada, vai ser parcialmente revestido com uma faixa de 30 metros de altura por 16 de largura que incluirá uma fotografia do Papa e a frase “Obrigado Santo Padre”.
O cartaz, que está em execução, vai ser fixado por alpinistas depois de obtida a licença da Autarquia, estando prevista a sua inauguração no início de Maio, embora o reitor do Santuário, Pe. Sezinando Alberto, ainda não tenha perdido a esperança de o colocar este mês.
A frase expressa um triplo agradecimento: a decisão de visitar Portugal (motivo que leva à colocação da faixa alguns dias antes do início da visita), a presença do Papa no país (e por isso o cartaz deverá ficar no pedestal depois do regresso de Bento XVI ao Vaticano) e a atenção concedida a Cristo Rei.
Durante a passagem por Lisboa, Bento XVI vai entregar um presente ao Santuário, por ocasião dos seus cinquenta anos, assinalados em 2009.
A lembrança será entregue depois da mensagem alusiva ao aniversário que o Papa vai proferir a 11 de Maio, no seguimento da missa em Lisboa, no Terreiro do Paço, local de onde se avista a imagem de Cristo Rei.
No dia seguinte, o helicóptero que transporta Bento XVI para Fátima sairá do aeroporto militar de Figo Maduro, mas antes de rumar para Norte vai fazer um desvio na direcção oposta para sobrevoar o Santuário.
“O Papa vai ter uma experiência que eu nunca tive, que é colocar o helicóptero a uns metros de distância do rosto de Cristo e olhá-lo”, refere o Pe. Sezinando à Agência ECCLESIA, acrescentando que esta ocasião vai ser recordada através de uma pintura.
“Já pedimos aos colégios católicos da cidade de Almada e da diocese de Setúbal que tragam as crianças para escrevermos ‘Bem-vindo’”.
O reitor do Santuário espera reunir na tarde do dia 12 de Maio pessoas suficientes para formar uma “roda humana com lenços brancos a acenar para o helicóptero” no espaço em torno do pedestal.
O sacerdote acredita que o cartaz com a fotografia do Papa, a frase de boas vindas escrita pelas crianças e a saudação com os lenços serão sinais que vão traduzir a fidelidade a Bento XVI, “que nestes tempos mais difíceis precisa de perceber que a Igreja está com ele”.
A ligação entre o Cristo Rei e o Papa não termina quando ele deixar Lisboa: a píxide que vai servir na missa a celebrar a 13 de Maio, em Fátima, foi encomendada pelo Santuário.
O vaso onde são colocadas as hóstias consagradas está actualmente a ser desenhado mas já se sabe que incluirá um símbolo alusivo aos cinquenta anos da inauguração da imagem de Cristo Rei, a coroa de Nossa Senhora de Fátima, as armas de Bento XVI e a frase “Recordação da Visita Apostólica do Papa”.
A presença de Bento XVI em Portugal e as referências que fizer ao Cristo Rei serão, para o Pe. Sezinando, um “incentivo” para confirmar a importância do Santuário no catolicismo português.
O reitor chegou a sugerir aos responsáveis pelo programa da viagem que o helicóptero que vai transportar Bento XVI de Lisboa para Fátima partisse do Santuário de Cristo Rei mas a proposta não foi aceite.
A estreia da nova iluminação da imagem, que chegou a estar equacionada para os dias em que o Papa vai estar em Lisboa, foi adiada pelo facto de as verbas prometidas pelo Estado serem menores do que as inicialmente acordadas e porque esses fundos ainda não foram entregues na totalidade.
Mas o motivo principal que levou a esta prorrogação deve-se à hora em que a inauguração deveria ocorrer, isto é, depois do fim da missa em Lisboa, previsto para as 20h30, altura em que a luz diurna ainda não permite obter o impacto provocado pela ligação das luzes em plena escuridão.