«Para tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja sob o céu» (Eclesiastes 3,1): este é o mote da 2.ª Jornada de Teologia Prática, que vai ser dedicada ao tema “As idades do crer”.
A iniciativa, organizada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Lisboa), pretende «reflectir sobre a temporalidade própria da condição crente.
«Depois de um particular desenvolvimento das correntes teológicas vincadamente contextuais – procurando integrar no discurso teológico as determinações plurais da cultura –, renovou-se esse interesse por pensar a fé cristã partindo das trajectórias e dos itinerários biográficos, vistos como o «meio» em que se exprime a adesão a Jesus Cristo», explica o folheto do curso.
A Jornada, organizada pelo Instituto Universitário de Ciências Religiosas, decorre a 26 de Novembro nas instalações da Universidade Católica, em Lisboa.
Programa
10h00 – Abertura: Alfredo Teixeira (director do Instituto Universitário de Ciências Religiosas/FT), José Tolentino Mendonça (coordenador do Curso de Doutoramento em Teologia/FT), João Eleutério (vice-Reitor da Universidade de São José, School of Christian Studies, Macau/FT)
10h15 – Leitura de Eclesiastes 1-3: Luís Miguel Cintra (Teatro da Cornucópia)
10h35 – «Compreendi que não há felicidade para o homem a não ser a de alegrar-se e fazer o bem durante a sua vida» (Ecl 3,12). Conferência: O cristianismo como «estilo» – uma leitura de Ch. Théobald: Domingos Terra (Centro de Estudos de Religiões e Culturas/FT). Moderadora: Maria Antónia Vasconcelos (Didaskalia)
11h30 – «Todos os rios correm para o mar e, contudo, o mar não se enche» (Ecl 1,7). Painel: Tempo e narrativa: Paulo Pires do Vale (FT/Escola Superior de Educação Maria Ulrich), José Tolentino Mendonça, João Eleutério. Moderador: António Rego (TVI)
14h30 – «O que resta ao homem de todo o seu esforço, de toda a azáfama com que se afadigou debaixo do sol?» (Ecl 2,22). Painel: A condição biográfica aproximação interdisciplinar: João Seabra Diniz (Psiquiatra), Maria do Loreto Paiva Couceiro (Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa), António Matos Ferreira (Centro de Estudos de História Religiosa/FT). Moderador: António Marujo (Público)
16h20 – «Tempo para nascer e tempo para morrer, tempo para plantar e tempo de arrancar o que foi plantado» (Ecl 3,2). Painel: A identidade crente: idades e culturas. Documentário: «Como crêem os adolescentes» (Secretariado Nacional da Educação Cristã): Alfredo Teixeira, Teresa Messias (Instituto Universitário de Ciências Religiosas/FT), Marinho Antunes (Sociólogo). Moderador: Paulo Rocha (Agência Ecclesia)
18h00 – Conclusão: Peter Stilwell (Director da Faculdade de Teologia, vice-reitor da UCP)