A Faculdade de Teologia está a lançar a segunda edição do Curso de Espiritualidade Cristã, que pretende reflectir sobre a experiência de santidade proveniente da tradição bíblica e eclesial.
A secção introdutória desta formação aprofundará o “Problema do divórcio entre teologia e espiritualidade. Génese histórica da «teologia espiritual»”, a “Especificidade da mística cristã” e os “Fundamentos bíblicos da espiritualidade cristã”.
O segundo módulo, dedicado à “Ascética e mística da antiguidade à época medieval”, tratará dos seguintes temas: “Martírio e virgindade”, “O monaquismo”, “Raízes agustinianas dum novo estilo de espiritualidade”, “A matriz beneditina e a espiritualidade mendicante” e “A «Devotio Moderna»”
Segue-se o bloco sobre “A espiritualidade nas épocas moderna e contemporânea”, que incluirá as seguintes matérias: “O «século de ouro» espanhol”, “Correntes espirituais seiscentistas e setecentistas” e “O mundo contemporâneo”.
Após a introdução e a abordagem histórica, que ocuparão o primeiro semestre, o curso entrará no capítulo dedicado à “Vida espiritual: reflexão sistemática”, onde os alunos começarão por estudar os conceitos da “espiritualidade”, “mística” e “experiência”. Esta etapa prosseguirá com a abordagem dos temas “Vida espiritual e psicologia”, “Experiência espiritual e quadro eclesial”, “Escolas de espiritualidade: diferenças e harmonia” e, por fim, “Desafios à espiritualidade cristã dos espaços não-cristãos”.
O último módulo, intitulado “Vida espiritual: dinâmica do concreto”, reflectirá sobre “A Caridade como «vínculo da perfeição». Vida espiritual, ascética e mística”, “O itinerário espiritual: o seguimento de Jesus, a pobreza, a oração e o serviço”, “Vida espiritual como transformação do desejo”, “A arte do discernimento pessoal e comunitário” e “Acompanhamento espiritual: ajudar e deixar-se ajudar”.
O curso decorre entre 6 de Fevereiro e 11 de Dezembro deste ano. As aulas, em regime presencial, realizam-se ao Sábado, em Lisboa, das 9h00 às 13h00. O primeiro semestre terminará a 29 de Maio e o segundo arrancará no dia 18 de Setembro.
Os estudantes poderão optar pelo regime de avaliação, que, em caso de aprovação, concederá um diploma, ou frequentar o curso sem se submeterem a exame. O prazo para as inscrições terminará no dia 29 de Janeiro.
Com Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura