Braga, 11 set 2013 (Ecclesia) – O museu Pio XII, em Braga, inaugura duas exposições na Torre Medieval, esta sexta-feira, uma sobre o “culto e veneração a Nossa Senhora da Torre” e outra sobre as “Floreiras de Altar”.
A exposição sobre o culto a ‘Nossa Senhora do Torre, no núcleo da Torre Medieval, é permanente e as peças vão estar divididas por salas apresentando “a história da vinda de Nossa Senhora para a Torre e os milagres que lhe atribuem”, explica o Museu Pio XII num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Os visitantes vão poder “apreciar” peças como laços, vestido, delicados sapatos entre outros, documentos relacionados com intervenções e obras na capela e na torre.
Nesta exposição estão também “documentos e peças pertencentes à Confraria de Nossa Senhora da Torre” e às celebrações festivas em sua honra.
A exposição temporária ‘Floreiras de Altar’ apresenta “cerca de meia centena de peças”, compostas por jarras e floreiras em faiança e porcelana, “que outrora embelezaram e adornaram os altares da região norte”, explicam na nota enviada.
As exposições são inauguradas esta sexta-feira, pelas 18h30, Torre Medieval, onde ficarão até ao dia 3 de novembro, de terça a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.
CB