Expectativa de manifestações contra o Papa na viagem ao Reino Unido foi superada pelo apoio popular, diz embaixador em Portugal

Alexander Ellis salienta que Bento XVI abriu «debate importante» sobre «o lugar da fé numa forte sociedade democrática»

O embaixador do Reino Unido em Portugal considera que a adesão popular em torno do Papa durante a sua viagem à Escócia e Inglaterra superou as preocupações com a “possibilidade de polémicas e manifestações”.

“Afinal a visita foi muito bem apoiada por cerca de 500 mil pessoas que seguiram o Papa nas acções pastorais ou ao longo dos caminhos percorridos pelo Papamóvel, e por mais de 50 mil pessoas que participaram em cada uma das celebrações religiosas”, escreveu Alexander Ellis num artigo publicado esta Quinta-feira no site do “Expresso”.

No entender do embaixador, o tema dominante da “visita histórica” de Bento XVI, que decorreu entre 16 e 19 de Setembro, foi “o lugar da fé numa forte sociedade democrática”.

Alexander Ellis considera que esta é uma questão “difícil e importante”, por tratar do “papel da religião na praça pública, para lá do que tem nas nossas vidas privadas” e da “relação entre poder político e poder espiritual”.

O diplomata admite que “não há respostas fáceis” sobre o assunto, mas “a visita do Papa abriu um debate importante no Reino Unido sobre o assunto”.

O texto cita as palavras que o primeiro-ministro inglês, David Cameron, dirigiu a Bento XVI: “Falou a uma nação com seis milhões de Católicos, mas foi ouvido por uma nação de 60 e por muitos mais em todo o Mundo, porque nos transmitiu uma mensagem que serve não apenas para os fiéis da Igreja Católica, mas para todos nós, quer abracemos qualquer outra fé ou mesmo nenhuma”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top