Arcebispo de Évora vai visitar a Vigararia de Coruche durante o tempo de Quaresma
Évora, 06 fev 2014 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora, D. José Alves, que vai estar em visita pastoral durante o tempo de Quaresma na Vigararia de Coruche, considera que esta é uma oportunidade importante para “o anúncio do Evangelho”.
“Cria-se um ambiente propício ao transcendente, vou deslocar-me a cada paróquia como pastor, como irmão e como amigo, em nome do Senhor Jesus Cristo, de coração aberto ao contato com todas as realidades sociais, culturais e religiosas” sendo que “comigo levarei a luz da fé, o anúncio do Evangelho, a fortaleza do Espírito e o amor de Deus”, escreveu o arcebispo de Évora numa carta aberta à Vigararia de Coruche.
D. José Alves define a visita pastoral como “a maior riqueza da vida de um pastor” acrescentando que espera partilhar essa riqueza com aqueles que com ele se cruzarem nos dias que vai dedicar a “percorrer as ruas, conhecer as instituições, visitar os doentes, contatar com as forças vivas da comunidade paroquial e celebrar os mistérios sagrados da nossa fé”.
“A visita Pastoral é uma das mais ricas experiências da missão episcopal, tanto para o pastor como para os fiéis, a qual deixa um rasto de luz nos corações e abre novos horizontes de fé e de esperança na vida de muitas pessoas”, acrescenta.
Esta iniciativa pastoral é assim também para os cristãos um momento de grande importância sendo “sem dúvida, aquela que mais toca o coração das pessoas e as mobiliza para a oração e para a escuta da Boa Nova do Evangelho” dado que “vence as barreiras da indiferença”, sublinha o arcebispo de Évora.
“Trata-se de uma atividade pastoral muito intensa mas rica e frutuosa espiritualmente” uma vez que “os frutos são proporcionados por Deus mas também estão dependentes da preparação feita a nível local e da oração que muitos milhares de diocesanos, sacerdotes, religiosas e leigos, elevam ao céu, no segredo dos seus corações”, concluiu o arcebispo de Évora na carta aberta.
D. José Alves vai dedicar o tempo de Quaresma e parte do Tempo Pascal para uma visita pastoral às 15 paróquias da Vigararia de Coruche, na Arquidiocese de Évora.
MD