D. Francisco Senra Coelho presidiu às festas de Nossa Senhora da Enxara, esta segunda-feira, em Campo Maior
Campo Maior, 11 abr 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora presidiu esta segunda-feira ao encerramento da romaria de Nossa Senhora da Enxara, em Campo Maior, que celebra a Páscoa no ambiente da natureza e reflete a tradição apócrifa do anúncio da ressurreição a Nossa Senhora.
“A festa da Enxara tem esta dimensão: Nossa Senhora recebe a graça de ser testemunha da ressurreição e está absolutamente ligada à celebração da Páscoa – é no dia seguinte – e com uma grande dimensão natural, de religiosidade popular, de encontro com a natureza”, referiu D. Francisco Senra Coelho em declarações à Agência ECCLESIA.
O arcebispo de Évora considera que a celebração pascal no campo é uma expressão da “renovação constante da Páscoa na vida, na força da vida que vence a morte”, de que “é sinal a explosão de vida que é a Primavera”.
A romaria de Nossa Senhora da Enxara, que venera uma imagem de Nossa Senhora das Graças na localidade fronteiriça da Enxara, no concelho de Campo Maior, inicia na vésperas do Domingo de Ramos, com o acampamento de muitos romeiros, e termina na segunda-feira de Páscoa, com a procissão no ambiente da natureza e nas margens do rio Ouguela.
Ao longo de mais de uma semana, os romeiros, que chegam de terras de Espanha, do Alentejo e os que, sendo naturais desta região, trabalham em Setúbal e na região de Lisboa, acampam durante uma semana e participam numa série de festejos que aliam a dimensão lúdica, cultural, gastronómica e momentos de religiosidade, “nomeadamente a celebração de uma novena que termina com a celebração da festa, na segunda-feira de Páscoa”.
“As pessoas passam uma semana inteira em harmoniosa convivência e numa experiência humana muito rica de fraternidade e, ao mesmo tempo, de recordação, visita aos seus familiares e de encontro com Nossa Senhora da Enxara”, afirmou o arcebispo de Évora.
“É um momento muito bonito de paz”, sublinhou.
A romaria Nossa Senhora da Enxara encerrou a visita pastoral do arcebispo de Évora à região de Campo Maior, onde foram visitadas 186 famílias pela comunidade Sementes do Verbo, acompanhadas por um sacerdote, durante a qual D. Francisco Senra Coelho se encontrou com as instituições da região, visitou os doentes, presidiu a diferentes celebrações e encontrou-se com a comunidade de etnia cigana, um “povo muito feliz por receber o bispo”, que deseja acompanhar não só nesta localidade, mas em toda a Arquidiocese de Évora.
A celebração da Páscoa no ambiente da natureza e ligada a tradições marianas acontece em diferentes localidades do Alentejo, como o que decorre no próximo Domingo, em Terena, com a evocação de Nossa Senhora da Boa Nova.
PR