Semanalmente os alunos realizam atividades em conjunto com a população
Évora, 14 nov 2014 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Évora é marcado por uma atitude de “portas abertas” à comunidade em geral, como forma de favorecer o conhecimento mútuo e reforçar a formação dos seminaristas.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, no âmbito da Semana dos Seminários que está a decorrer, o reitor da instituição católica alentejana sublinha a importância que esta forma de estar tem para “alargar os horizontes” dos candidatos ao sacerdócio.
Em termos práticos, explica o padre Vicente Nieto, este esforço implica “semanalmente” a realização de “eucaristias e tempos de oração” com as comunidades, mas também de outras iniciativas sociais ou culturais.
É normal o Seminário realizar também “tertúlias” em que são convidadas pessoas “de fora para abordarem temas de interesse”.
O Seminário Maior de Évora conta atualmente com 21 seminaristas de três continentes diferentes, que realizam a sua formação académica no Instituto Superior Tecnológico de Évora.
O Programa ECCLESIA, às 22h45 na Antena 1, vai dar a conhecer um pouco melhor esta instituição formativa da Igreja Católica, no âmbito da Semana dos Seminários que está a decorrer até ao próximo domingo.
Este ano a iniciativa tem como tema “Servidores da Alegria do Evangelho”
SN/JCP