Évora: Santuário de Nossa Senhora da Conceição acolheu peregrinação diocesana das famílias

Mais de dois milhares de peregrinos marcaram presença na iniciativa presidida pelo arcebispo D. José Alves

Évora, 28 mai 2016 (Ecclesia) – Mais de duas mil pessoas participaram hoje na peregrinação das famílias da Arquidiocese de Évora ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.

A iniciativa foi presidida pelo arcebispo local, D. José Alves, que na homilia da Missa recordou as recentes interpelações do Papa às famílias, na exortação pós-sinodal "A Alegria do Amor".

"Permanecendo intocáveis os dois pilares fundamentais da unidade e da indissolubilidade matrimonial, há ainda muito a fazer na promoção do acolhimento, da escuta, do discernimento, do acompanhamento e da integração na comunhão eclesial, que não se identifica com a comunhão eucarística", disse o prelado.

O arcebispo de Évora sublinhou a importância de um bom ambiente familiar e o papel dos pais na transmissão da fé aos seus filhos.

"Hoje há muitas famílias que deixaram de ser verdadeiras comunidades para se transformarem em lugares de simples convivência nem sempre pacífica", lamentou.

Subordinada ao tema “Sede Misericordiosos como o vosso Pai”, a atividade decorreu pelo segundo ano consecutivo e encerrará também a Semana das Famílias que está a decorrer.

O início da caminhada teve lugar em três locais distintos: Borba, Bencatel e Pardais.

Uma hora mais tarde, começaram as iniciativas no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, com a oração do Terço da Misericórdia, a Adoração ao Santíssimo Sacramento e confissões.

A manhã ficou completa com a celebração eucarística, pelas 11h30, no recinto do santuário, presidida por D. José Alves.

Depois do almoço, na Mata Municipal de Vila Viçosa, começou a segunda etapa da peregrinação, com convívio e animação musical ao longo da tarde.

 JCP/OC

Notícia atualizada às 23h55

Partilhar:
Scroll to Top