Évora realizou Jornada da Pastoral da Saúde sobre voluntariado

«Voluntários têm a oportunidade de fazer sentir ao outro o valor do amor oblativo», afirmou D. José Alves

A Pastoral da Saúde da arquidiocese de Évora realizou a 22 de Maio uma jornada dedicada ao tema “Dar a vida – Semeando a Esperança – o Voluntariado em Saúde”.

A iniciativa foi organizada em parceria com a Capelania do Hospital do Espírito Santo de Évora e a Associação Católica dos Enfermeiros.

Na mesa de abertura, a representante do Governo Civil, Maria Teresa Tedeu, referiu-se ao “dinamismo da nossa sociedade, que é rica em voluntariado, numa abertura ao próximo”.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira, realçou a pertinência do assunto debatido no encontro: “Quero apenas sublinhar duas palavras que estão no tema da jornada, esperança e voluntariado, que tanta falta fazem na nossa sociedade”.

A presidente do Conselho de Administração do Hospital do Espírito Santo, Maria Filomena Mendes, destacou o trabalho de “enorme responsabilidade e necessidade” da Pastoral da Saúde e relevou o trabalho desenvolvido pelo capelão que há três décadas trabalha no Hospital de Évora: “Deus deu-nos a bênção e o dom de termos o Pe. Agostinho [Crespo Leal] no nosso Hospital. Obrigado por todo o trabalho realizado”, concluiu.

O coordenador nacional da Pastoral da Saúde, Mons. Vítor Feytor Pinto, salientou a “feliz escolha” do tema do voluntariado para a jornada, adiantando que 2011 será o Ano Europeu do Voluntariado.

O arcebispo de Évora, D. José Alves, afirmou que “as terapêuticas são necessárias, mas não são suficientes pois nada pode substituir a relação humana saudável, apenas a relação com Deus”.

“Os profissionais de saúde – prosseguiu – enfrentam o dilema de curar mais pessoas ou estar mais tempo com cada doente”, enquanto que “os voluntários têm a oportunidade de fazer sentir ao outro o valor do amor oblativo, o dar sem receber”.

“Toda a acção do voluntariado cristão deve ser inspirada no Evangelho”, acrescentou, salientando a necessidade de este serviço dever ter “uma adequada preparação e formação”, dado que ele também se “aprende e pode ser melhorado”.

Festa do Espírito Santo no Hospital de Évora

No último Domingo celebrou-se a festa do Espírito Santo, padroeiro do Hospital de Évora, que em 2010 assinala 515 anos de existência.

Na missa, presidida por D. Manuel Madureira Dias, bispo emérito do Algarve, deram-se “graças a Deus por todo o bem realizado”, tendo sido lembrados os profissionais aposentados e falecidos durante o último ano.

Pedro Conceição (Dept.º Comunicação da Arquidiocese de Évora) / Agência Ecclesia

Partilhar:
Scroll to Top