Évora: Polícia Judiciária recupera peças desaparecidas do Santuário de Nossa Senhora d’Aires

Cerca de 400 obras foram entregues à arquidiocese que desconhecia o seu paradeiro desde agosto de 2009

Évora, 11 nov 2025 (Ecclesia) – A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, recuperou as cerca de 400 peças, na sua maioria em ouro, oferecidas ao Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo, que se encontravam desaparecidas desde agosto de 2009.

Os artigos recuperados foram entregues pela PJ e pelo Ministério Público ao Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Trata-se de um conjunto de ofertas feitas pelos fiéis que peregrinam ao Santuário, cuja participação do desaparecimento foi efetuada à PJ em junho de 2020, pela Arquidiocese de Évora”.

Após a assinatura do auto de entrega, as peças preciosas, “sempre acompanhadas pela Polícia Judiciária, pelo Ecónomo da Arquidiocese e pelo membro do Departamento da Pastoral da Cultura e Bens Patrimoniais, foram colocadas em lugar seguro”.

Deste conjunto de peças, considerado um “tesouro” por corresponder às oferendas entregues, ao longo dos anos, no santuário, destinadas à veneranda imagem de Nossa Senhora de Aires, constam “dois resplendores, um em prata e outro em ouro, ambos com pedras preciosas e de alto valor histórico e patrimonial”.

A Arquidiocese de Évora felicita a Polícia Judiciária pelo trabalho desenvolvido assim como todo o povo de Viana do Alentejo e devotos de Nossa Senhora D’Aires.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top