Évora: Património histórico-religioso de Reguengos de Monsaraz retratado em livro

Obra está integrada num projeto de inventariação promovido pela Arquidiocese e a Fundação Eugénio de Almeida

Évora, 22 nov 2012 (Ecclesia) – A Fundação Eugénio de Almeida lança hoje um livro sobre o património histórico-religioso do Concelho de Reguengos de Monsaraz, obra inserida num projeto de inventariação que a organização está a realizar para a Arquidiocese de Évora.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o livro “Arte Sacra no Concelho de Reguengos de Monsaraz” é a “décima” publicação do género nascida a partir desta parceria, depois do trabalho efetuado nas regiões de “Arraiolos, Viana do Alentejo, Estremoz, Norte Alentejano, Elvas, Monforte e Sousel, Vila Viçosa, Montemor-o-Novo e Alcácer do Sal”.

O trabalho de “levantamento, estudo e catalogação do património artístico disperso por igrejas, capelas, seminários e instituições religiosas” do território reguenguense permitiu identificar “30 peças” de interesse religioso e cultural.

A Igreja Católica alentejana destaca “dois exemplares datados do século XVIII, uma rara caixa de hóstias em cobre esmaltado, de origem chinesa, e um terço Indo-português com contas de marfim lavrado”.

“Estas peças de arte e devoção são testemunhos do cruzamento entre as culturas Cristã e Oriental resultante da ocupação político-militar, da missionação e das dinâmicas comerciais implementadas ao longo de séculos”, sublinha o comunicado.

A apresentação do livro sobre o espólio sacro-artístico de Reguengos de Monsaraz está marcada para as 18h00, na igreja da paróquia de Caridade.  

Iniciado em 2002, o inventário do património móvel da Arquidiocese de Évora conta com a coordenação técnico-científica do investigador Artur Goulart e pode ser acompanhado através do site www.inventarioaevora.com.pt.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top