Évora, 26 fev 2018 (Ecclesia) – O responsável pela Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora, padre Fernando Lopes, considera que a juventude “é generosa” e “busca um amor maior para a sua vida” e a demonstrá-lo esteve a presença, este sábado, de centenas de jovens no «Qnoite».
Os participantes reuniram-se “à volta do mesmo ideal” e refletiram, em várias igrejas da cidade de Évora, sobre temas relacionados com a Quaresma e Páscoa, disse à Agência ECCLESIA o padre Fernando Lopes.
O encontro congregou jovens de vários sectores e grupos e inseriu-se na visita pastoral de D. José Alves à Vigararia de Évora.
“Procurou-se reunir todos os movimentos juvenis, numa noite especial, para preparar o que é especial da fé: Morte e Ressurreição de Jesus”, realçou.
Naquela noite – começou na Igreja do Espírito Santo e percorreu vários locais emblemáticos da cidade – os jovens refletiram sobre oração, jejum e esmola.
Apesar da desertificação que assola aquela região do país, os jovens “estão abertos à proposta da Igreja” e fazem “caminhada”, sublinha o responsável.
Para o padre Fernando Ribeiro, responsável pela Pastoral Universitária na Arquidiocese de Évora, os jovens universitários estão abertos “às propostas do Evangelho” e o “diálogo entre fé e ciência não é incompatível”.
“É possível quando existe um diálogo franco, verdadeiro, honesto e de busca da verdade”, referiu o padre Fernando Ribeiro à Agência ECCLESIA.
A trabalhar na Pastoral Universitária, o padre Fernando Ribeiro tem ficado “surpreendido com a adesão dos jovens” às propostas lançadas pelo setor.
“Recentemente realizou-se a «Missão País» e estiveram presentes cerca de seis dezenas de universitários de Évora”, acrescentou.
LFS