Évora, 03 nov 2014 (Ecclesia) – O padre jesuíta Augusto da Silva, fundador do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora e referência da disciplina em Portugal, faleceu este domingo aos 85 anos de idade.
Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o gabinete de comunicação da Arquidiocese de Évora recorda um homem “altamente estimado” no meio académico e social da região, onde ao longo da sua vida abraçou diversos projetos.
Como professor, o padre Augusto da Silva contribuiu decisivamente para a instituição da Sociologia no país, primeiro “em Évora, em 1964, no extinto Instituto Superior Económico e Social de Évora”.
Esteva à frente do curso entre 1966 e 1974, passando depois a integrar a Comissão Instaladora do então Instituto Universitário de Évora, onde exerceu diversas funções, desde pró-reitor (1976-1978); presidente do Conselho do Departamento de Sociologia (1976-1995) e presidente do Conselho Científico Geral da Universidade de Évora (1996-1998).
Em 1999 jubilou-se como professor catedrático convidado da Universidade de Évora, que em 20 de novembro desse ano lhe conferiu o Doutoramento Honoris Causa, tendo sido seu patrono o professor Ário Lobo de Azevedo.
O funeral do padre Augusto da Silva está marcado para hoje às 14h00 no Colégio S. João de Brito, em Lisboa.
Na próxima sexta-feira às 12h30, o arcebispo de Évora, D. José Alves, vai presidir à missa de sétimo dia do sacerdote, na igreja do Espírito Santo, em Évora.
JCP