Évora: Irmãs Concepcionistas há 50 anos em Sousel

No dia 7 de Junho, Sousel homenageou as Irmãs Concepcionistas ao Serviços dos Pobres que há meio século trabalham naquele Concelho.

Foi em Maio de 1959, que quatro Irmãs Concepcionistas chegaram a Sousel, para atender e cuidar dos doentes internados no Hospital da Misericórdia.

Actualmente são três a Irmãs que continuam a trabalhar em prol de todos os sousalenses, particularmente na acção pastoral da Paróquia.

Seguindo o carisma da fundadora da Congregação, Madre Maria Isabel da Santíssima Trindade, actualmente as Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres encontram-se em Portugal, Itália, Moçambique, México e Timor, onde se dedicam de forma excepcional ao cuidado dos pobres, doentes e abandonados, sejam eles idosos ou crianças.

No passado domingo muito povo anónimo e as entidades concelhias juntaram-se numa Eucaristia de Acção de Graças, presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves, na igreja Matriz de Sousel, para agradecerem a acção das Irmãs Concepcionistas no Concelho.

"Sinais visíveis do Amor de Deus"

À homilia D. José Alves explicou no dia da Santíssima Trindade, que se celebrou no passado domingo, o Amor é a característica de Deus. "Deus é Amor", começou por dizer o Arcebispo de Évora a uma igreja Matriz de Sousel completamente cheia, acrescentando que a "grande semelhança entre o homem e Deus é a capacidade de Amar. Recebemos o Amor de Deus porque Ele nos amou primeiro e porque o Amor não é uma coisa inventada por nós".

"Deus enviou-nos o Seu Filho para nos dizer que nos ama, apesar de sermos pecadores", apontou D. José Alves, acrescentando que "isso só é possível porque o Amor de Deus é muito diferente do amor humano".

Às Irmãs Concepcionistas presentes, o Arcebispo de Évora desafiou a "continuarem a ser sinais visíveis do Amor de Deus, seguindo o carisma da Fundadora da Congregação, consagrando as vossas vidas ao serviço dos pobres em saúde, em dinheiro, em amor…"

"Por tudo o que elas fizeram de bom damos graça a Deus", concluiu D. José Alves.

No final da Eucaristia toda a comunidade manifestou o seu agradecimento às Irmãs Concepcionistas, particularmente as crianças da catequese, o grupo de jovens shalom e o movimento secular que surgiu na paróquia inspirado no carisma de Madre Maria Isabel da Santíssima Trindade.

Concelho homenageia com rua e exposição

Antes de um jantar convívio, toda a comunidade presente na igreja Matriz de Sousel foi convidada a participar no descerramento de uma placa toponímia na rua do antigo hospital da misericórdia de Sousel à qual foi atribuída pela Autarquia de Sousel o nome de Rua das irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres.

Na ocasião, Armando Varela, presidente da Câmara Municipal de Sousel, disse que "o Concelho de Sousel agradece às Irmãs Concepcionistas a forma simples, humilde e determinada, que sempre demonstraram no cuidado dos mais carenciados e dos doentes de Sousel. Em nome do Concelho quero dizer às Irmãs, muito, muito, muito obrigado", concluiu.

A Ir. Maria das Dores Teixeira, superiora geral da Congregação, agradeceu, em nome das Irmãs, o gesto do Concelho e a homenagem de toda a comunidade, desejando que com aquela placa "seja um marco para hoje e para os vindouros não para as Irmãs mas para se ver neste marco os valores de uma sociedade cristã, deste povo alentejano, do respeito pela vida como dom de Deus, desde a sua concepção até ao último momento da existência. Muito obrigado por esta bonita festa", concluiu.

Comunidade continua activa em Sousel

A Irmã Dulce, que é a superiora da pequena comunidade das Irmãs Concepcionistas que ainda trabalham no concelho, referiu à reportagem de "a defesa" que "há 45 anos trabalha em Sousel. As pessoas realmente nos acolhem muito bem, nos aceitam e colaboram. Comecei por ajudar nos partos ao domicílio e começamos a convencer as pessoas para virem para o hospital. Como era pessoa qualificada ainda estou no activo. Temos ainda uma irmã reformada, a Ir. Laura, que dá apoio aos mais pobres, em casa. E a irmã Fátima que já se encontra de avançada idade e que muito deu a Sousel".

"Felizmente temos um movimento secular muito activo, que muito nos ajudam na Pastoral e que mensalmente se reúnem para aprofundar a sua fé e dedicam-se na pratica aos mais pobres", concluiu com um grande sorriso.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top