Comemorações do Dia do ISTE contaram com a presença dos três bispos da Província Eclesiástica de Évora, bem como de professores e alunos

Évora, 15 nov 2025 (Ecclesia) – O aniversário do Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE), que se comemora hoje, foi assinalado esta sexta-feira com um programa de iniciativas que reuniu bispos e a comunidade da instituição, no Fórum Eugénio de Almeida e na Igreja de Santo Antão.
“O ISTE é uma casa de encontro. E o encontro gera o diálogo, na comunhão trinitária e na sequência do mandato evangelizador, ou seja, do Ser Igreja”, afirmou o arcebispo de Évora, nas comemorações, informa o portal online da arquidiocese.
A festa contou com a participação dos bispos de Beja e do Algarve, D. Fernando Paiva e D. Manuel Quintas, respetivamente, do bispo emérito de Évora, D. José Alves, bem como de professores, alunos, antigos alunos, reitores dos Seminários e responsáveis das Casas de Formação, representantes institucionais, funcionários e leigos.
“Esta caminhada do ISTE tem que ter a profundidade da interioridade. A Teologia estuda-se na interioridade, fazendo do teólogo um autêntico cristão”, referiu D. Francisco Senra Coelho.
Num tempo que começa a mostrar “cansaço do fútil e do materialismo”, o arcebispo de Évora assinala que crescem as “perguntas, se percebe a sede e a fome e as novas gerações começam a bater à porta”.
“Faço votos em nome do Conselho Superior do ISTE, que esta Escola tenha dimensão de encontro, de diálogo e produza homens e mulheres autenticamente cristãos. Uma palavra de profundo agradecimento à generosidade de docentes e funcionários”, expressou.
“Que sejamos sempre uma ponte entre a fé e a cultura”, D. Francisco Senra Coelho.
No presente ano letivo frequentam o ISTE 48 alunos em Teologia e 36 alunos em Formação Teológica para Leigos.
“Como acontece há largos anos, contamos com alunos oriundos de vários continentes”, explicou o presidente do Conselho Diretivo, padre Manuel António do Rosário.
O responsável assinalou que “a Europa precisa de novos evangelizadores, para, em conjunto”, se realizar “o desafio de S. João Paulo II, uma nova era de Evangelização, no ardor, nos métodos e na expressão”.
O presidente do Conselho Diretivo do ISTE assegurou o empenho em continuar a formar os futuros sacerdotes para as dioceses da Província Eclesiástica de Évora e para outras dioceses de vários continentes do mundo.
Lançando o olhar para 2027, o padre Manuel António do Rosário sublinhou a necessidade da aposta na evangelização da cultura.
Por sua vez, o aluno André Fonseca, presidente da Associação de Estudantes do ISTE, afirmou que os “alunos de teologia estudam algo que nunca muda, Deus”, mas são “sempre colocados perante perguntas novas”.
“É com esperança que caminhamos, a esperança que nos é dada por Deus, através do seu Filho. Esperança que não engana, que foi derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo, e que vivemos em pleno neste Ano Santo de 2025”, partilhou o jovem estudante, proveniente da Diocese do Algarve.
Fundado a 15 de novembro de 1977, o ISTE tem como patrono Santo Alberto Magno, que foi recordado por André Fonseca, que pediu que sirva de exemplo, quer a alunos, quer a professores para que este seja um “caminho frutuoso para todos”.
“O ISTE é um instrumento de Deus para formar humana e espiritualmente os futuros sacerdotes, com uma formação sólida e exigente”, manifestou André Fonseca.
O programa das comemorações, que contou com a solene sessão de abertura, a Oração de Sapiência, intitulada «Uma meditação sobre o vagar. Tempo, estórias e História», e a apresentação do novo número (59) da revista Eborensia, culminou com uma Eucaristia, na Igreja de Santo Antão, presidida pelo arcebispo de Évora.
LJ




