Programa «Oitavo Dia» na TVI vai dar a conhecer o que mudou depois de ano e meio de restauro
Évora, 3 out 2015 (Ecclesia) – A Igreja de São Francisco, em Évora, reabre este domingo ao culto, num dia em que a Igreja Católica assinala a festa litúrgica de São Francisco de Assis.
Durante um ano e meio, este templo foi objeto de uma vasta intervenção de conservação e restauro que mobilizou diversas equipas especializadas.
O estado de degradação em que se encontrava este monumento nacional, levou o cónego Manuel da Silva Ferreira, pároco de S. Pedro, a elaborar um projeto para a recuperação de todo o espaço desta Igreja.
Com o apoio do arquiteto Adalberto Dias e do engenheiro Aníbal Costa, da Universidade de Aveiro, elaborou-se um estudo que apontava para uma intervenção profunda em toda a estrutura do edifício.
A Igreja de S. Francisco, que alberga no interior do seu espaço conventual, a famosa Capela dos Ossos, registava diversas fendas nos tetos resultantes do terramoto de 1755.
Toda a estrutura do edifício estava em risco, ameaçando vidas humanas e um importante património histórico.
O financiamento da obra foi repartido pelo FEDER e pela paróquia e o resultado é a recuperação e reforço de toda a estrutura. Desta intervenção nascem ainda novos espaços.
Uma galeria que circunda as paredes da Igreja e que vai receber uma coleção de presépios do General Canha da Silva e as celas dos monges que vão acolher um museu de arte sacra.
A Capela dos Ossos foi também objeto de uma intervenção que limpou de reforçou todas as estruturas osteológicas. Uma novidade neste espaço é um painel da autoria de Siza Vieira que representa um hino à vida.
O painel de azulejos foi colocado diante da entrada da Capela dos Ossos para que, quem sai deste ambiente marcado pelos sinais da morte, dê de caras com uma imagem que celebra a vida humana.
Também todos os altares, esculturas, pinturas, talha e frescos foram objeto de conservação. O processo envolveu 11 especialidades de restauro e contou com uma equipa muito jovem, que demonstrou a qualidade do ensino que já se regista em Portugal nesta matéria.
O acesso à Capela dos Ossos nunca foi interrompido pelas obras, mas, a partir deste domingo toda a Igreja poderá ser visitada. Os espaços museológicos deverão abrir ao público em novembro.
Este domingo, no programa Oitavo Dia, emitido na TVI às 10:30h, pode acompanhar todas as fases desta intervenção de restauro na Igreja de S. Francisco.
A Paróquia de S. Pedro vai assinalar a reabertura do monumento com uma eucaristia solene, às 11h00, presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves.
A celebração litúrgica será animada pelas vozes dos grupos Coral Évora, Stella Matutina e do Coro da Sé de Évora.
HM