Évora: Faleceu o padre António José Nabais Fernandes

Évora, 23 mai 2025 (Ecclesia) –  O padre António José Nabais Fernandes, de 90 anos de idade, que residia no Seminário Redemptoris Mater Nossa Senhora de Fátima (Quinta de Santo António da Piedade – Évora) faleceu na madrugada de 23 de maio.

O velório vai decorrer na Quinta de Santo António da Piedade, em Évora, onde será celebrada a missa exequial, às 09h30, deste sábado, 24 de maio, sob a presidência do Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Depois o funeral seguirá para a sua terra natal, Aldeia da Ponte (Sabugal).

O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, em seu nome pessoal e em nome da Arquidiocese, apresenta sentidas condolências à sua extremosa família.

LFS

NOTAS BIOGRÁFICAS

O padre António José Nabais Fernandes nasceu a 13 de setembro de 1934, em Aldeia do Bispo, concelho de Sabugal, sendo filho de António Gonçalves Fernandes e de Maria José Nabais Fernandes.
Frequentou o Seminário de Évora, tendo sido ordenado presbítero a 28 de junho de 1959 por D. Manuel Trindade Salgueiro, na Sé de Évora, tendo ficado ao serviço da Arquidiocese de Évora. Celebrou a Missa Nova a 4 de Julho de 1959 em Aldeia do Bispo – Sabugal.
A 7 de outubro de 1959, foi nomeado Coadjutor da Sé de Évora.
Três anos depois, a 29 de setembro de 1962, assume a Paróquia de Vaiamonte, no concelho de Monforte.
Em 30 de outubro de 1980, é Co-Pároco da Zona Pastoral das Paróquias de Santa Luzia, Vaiamonte e Juromenha.
A 28 de agosto de 1984, é nomeado Pároco “in solidum” de Vila Fernando e Barbacena, com o P. Acácio Dias Parques.
Cinco anos depois, a 4 de outubro de 1989 é Administrador Paroquial de Alandroal, Rosário e São Brás dos Matos.
A 1 de setembro de 1994, é nomeado Pároco de Sousel, Cano, Santo Amaro e São Bento do Cortiço, Paróquias às quais dedicou com zelo apostólico as últimas décadas do seu ministério sacerdotal, e das quais se desvinculou a 7 de julho de 2023.
Desde 7 de julho de 2023 foi confessor do Seminário Redemptoris Mater – Nossa Senhora de Fátima, de Évora.

Partilhar:
Scroll to Top