Évora: Faleceu o cónego António Henrique de Freitas Guimarães

Foto: Arquidiocese de Évora

Évora, 01 ago 2025 (Ecclesia) – O cónego António Henrique de Freitas Guimarães faleceu esta quinta-feira, aos 95 anos de idade, na Unidade de Cuidados Continuados Dr. Egas Moniz do Centro Social Paroquial de Santa Marinha de Avanca, sua terra natal, onde residia, informou a Arquidiocese de Évora.

As exéquias, presididas por D. Francisco Arcebispo de Évora, arcebispo de Évora, vão ser celebradas a 4 de agosto, pelas 15h00, na Igreja Paroquial de Santa Marinha de Avanca.

O cónego António Henrique de Freitas Guimarães nasceu a 7 de maio de 1930, em Avanca, e frequentou o Seminário de Évora, tendo sido ordenado a 8 de dezembro de 1954 por D. Manuel Mendes da Conceição Santos.

A 31 de Março de 1955 foi nomeado coadjutor da Sé de Évora; dois anos depois, a 26 de outubro de 1957, foi coadjutor de Campo Maior.

A 3 de outubro de 1960, foi nomeado pároco de Cabrela e, um ano depois, foi nomeado pároco de Arraiolos, onde exerceu o seu ministério sacerdotal até 2010, ano em que por motivos de saúde voltou para a sua terra natal.

“Sacerdote dedicado à sua paróquia de Arraiolos durante meio século, na qual deixou uma importante obra pastoral e também social, com a criação do Centro Social Paroquial de Arraiolos. Foi também um homem das letras e do jornalismo”, indica uma nota divulgada pela Arquidiocese de Évora.

OC

Partilhar:
Scroll to Top