Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Monforte, e Igreja de São Bento do Zambujal, Redondo, foram as atinguidas

Évora, 11 nov 2025 (Ecclesia) – Duas Igrejas da Arquidiocese de Évora foram assaltadas nos últimos dias, sendo que, em ambos os casos, foram roubados painéis de azulejos do século XVIII.
O primeiro assalto ocorreu na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Monforte, tendo o alarme sido dado por funcionários da Junta de Freguesia dia 7 de novembro, no contexto de limpezas dos terrenos circundantes, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
De acordo com a Teresa Cunha Sardinha, membro do Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos e técnica superior do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Monforte, foram roubados “cerca de 100 azulejos de padrão tapete (não figurativos), sendo que a operação significou a destruição de muitos outros”.
O caso foi denunciado à GNR e, depois, à Polícia Judiciária, responsável pela investigação em curso.
A Igreja, propriedade da Paróquia de Monforte e situada fora da malha urbana, “já tinha sido assaltada há cerca de oito anos”.
No segundo caso, o assalto ocorreu na Igreja de São Bento do Zambujal (Redondo), sede da paróquia com o mesmo nome, extinta em 1964.
A Igreja, situada numa zona desabitada, é propriedade da Paróquia de Redondo e está nos terrenos de “uma herdade privada, cujo proprietário terá dado o alarme”.
Segundo o padre António Sanches, pároco, foram roubados três painéis de azulejos do século XVIII, de um total de seis existentes, representando a vida de São Bento.
O caso já foi denunciado e está a ser investigado pela Polícia Judiciária.
A Arquidiocese de Évora manifesta preocupação com esta sucessão de assaltos e acompanhará com atenção os processos de investigação em curso.
LFS
