Arcebispo sublinha que o movimento «deu muito» à Igreja local
Évora, 12 jan 2012 (Ecclesia) – O programa das comemorações dos 50 anos do Movimento dos Cursos de Cristandade na diocese de Évora começa hoje e prolonga-se até domingo, iniciativa assinalada pelo arcebispo local com uma nota pastoral.
D. José Alves onsidera que o Movimento dos Cursos de Cristandade já “deu muito” à diocese e está “certo que ainda vai dar muito mais”.
O prelado realça também que os conteúdos doutrinais “poderão ser adaptados aos novos tempos, mas a metodologia é válida e os objetivos de vertebrar cristandades mantêm toda a sua atualidade”.
O Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) nasceu em Palma de maiorca, (Espanha) no ano de 1949 e teve como iniciadores Eduardo Bonnín e um grupo de padres e leigos, militantes da Ação Católica, apoiados por D. João Hervás, Bispo diocesano.
Em 1960 entraram em Portugal e o primeiro curso realizou-se em Fátima, dois anos depois realizou o primeiro curso de homens em Vila Viçosa (diocese de Évora).
Cada curso de cristandade é “um momento de graça e uma forte experiência de vida cristã, que vence as resistências interiores, transforma os corações e aponta novos rumos de vida cristã”, escreve D. José Alves no documento comemorativo.
Programa
Dia 12 de janeiro
19h00 – Procissão, em honra de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Diocese, do Santuário de Vila Viçosa para Évora (Calvário).
21h00 – Início do tríduo de Intendência (rezar o terço nos dias 12, 13 e 14, pelas 21horas, em todos os Centros de Ultreia da Diocese).
Dia 15 de janeiro
15h00 – Saída, em peregrinação automóvel, de Évora (Calvário) para o Santuário de Vila Viçosa, levando a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
16h15 – Chegada a Vila Viçosa (junto ao Seminário) e continuação da procissão, a pé, para o Santuário.
17h00 – Ultreia Diocesana: Boas Vindas; Rolhito; Testemunhos.
18h00 – Encerramento do Curso 113 de Senhoras.
21h30 – Jantar partilhado nos Claustros do Seminário de Vila Viçosa
LFS