Igreja de São Francisco acolheu o Dia da Igreja Diocesana
Évora, 06 Out 2021 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Évora viveu, dia 05 de outubro, o Dia da Igreja Diocesana que marcou o início do Ano Pastoral 2021/2022, o terceiro do quadriénio “Discípulos Missionários da Esperança” que tem como lema “Cuidar e Inserir os sedentos da Esperança”.
A atividade diocesana decorreu na Igreja de São Francisco daquela cidade e D. Francisco Senra Coelho realçou que “a Igreja de Évora é Cristo em Évora. Somos nós que O tornamos vivo e presente, alimentados por Ele. É Ele que faz connosco. Nós somos simples instrumentos”.
De seguida, o padre Carlos Carneiro, s.j. fez uma reflexão sobre o tema do Ano Pastoral, sublinhando a frase do Evangelho que serve de mote «Dai-lhes vós de comer».
Em declarações ao semanário «A defesa», o sacerdote jesuíta sublinhou que pretendeu deixar “uma palavra de gratidão e reconhecimento pela fé das pessoas que têm procurado não só crescer para chegarem à intimidade do próprio Deus, mas também têm procurado ser um testemunho credível no meio da sociedade e do mundo como ele é, para que as pessoas não percam de facto as razões da sua esperança”.
Depois da conferência, D. Francisco José Senra Coelho fez a apresentação do Plano Pastoral 2021-2022, que está disponível em formato digital no site da Arquidiocese de Évora, que tem como objetivo geral “consolidar nas comunidades cristãs a missão de cuidar e inserir os sedentos da Esperança”,
“Valorizar os momentos celebrativos como lugares de acolhimento para todos”; “Proporcionar um novo impulso na formação de catequistas em harmonia com o programa aprovado pela CEP e aplicar as orientações do Diretório Catequético”; “Suscitar uma reflexão sobre os Centros Sociais Paroquiais para que se tornem, cada vez mais, lugares de promoção humana e pastoral”; “Levar a Arquidiocese de Évora com os seus jovens e famílias, a viver um tempo forte de preparação para as jornadas Mundiais da Juventude em 2023 em Lisboa e para o 10º encontro Mundial das famílias em Roma” e “Incentivar o espírito sinodal nas comunidades cristãs mediante a preparação para o Sínodo Romano de 2023” são também objetivos deste ano pastoral.
LFS