No dia 20 de Março, assinalou-se o Dia Diocesano da Comunicação Social, que integrou a celebração do 87.º aniversário do semanário diocesano “a defesa”.
O Departamento de Comunicação Social e o semanário “a defesa” prepararam um programa dedicado à “Imprensa e o Mundo Digital”. Por se encontrar em plena Visita Pastoral às Paróquias de Campo Maior, o arcebispo de Évora, D. José Alves, não pôde estar presente fisicamente, mas com um cartão endereçado à organização, assegurou a sua presença espiritual e a certeza da sua oração pela causa da comunicação social de inspiração cristã.
A sessão contou com a presença de alguns Directores dos meios de comunicação social de inspiração cristão da Arquidiocese de Évora, dos colaboradores mais próximos de “a defesa”.
A jornada começou com a saudação aos presentes por parte do Pe. Salvador dos Santos, director do semanário diocesano, que aproveitou a oportunidade para fazer uma sensibilização sobre a importância da comunicação social de inspiração cristã. Dando conta dos tempos difíceis com que a imprensa de debate, o director de “a defesa” apontou que “um jornal diocesano não pode viver exclusivamente da profissionalização, mas tem que ter e ser também fruto do voluntariado”. “Os tempos que correm não são nada optimistas”, sublinhou.
De seguida, Pedro Conceição desenvolveu o tema “a Imprensa e o mundo digital”, levantando algumas questões sobre o futuro da imprensa e a sua relação com a Internet. Seguiu-se um debate animado entre os participantes.
Depois de um breve intervalo, a segunda parte foi preenchida por uma demonstração prática do portal da Imprensa Regional, que contou com intervenções de João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (API), Francisco Themudo de Castro, assessor da API, Luís Castro, director da Frontend, e Lino Pereira, responsável técnico daquela empresa. A demonstração animou os presentes a darem o passo da digitalização para as suas publicações.
A jornada terminou com um almoço de confraternização.
“a defesa”